O Portal de notícias de Porto Seguro

Litoral baiano tem alerta de chuvas intensas até sexta-feira (7/02)

0

A maior parte do litoral baiano está com alerta de chuvas intensas até sexta-feira (7/02), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que foi emitido na quarta-feira (5/02), começa na altura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e vai até Mangue Seco, no limite da Bahia com o estado de Sergipe.

Conforme o Inmet, há possibilidade de 50 mm de chuva por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.

📍 Algumas das cidades que podem ser atingidas pelo temporal são a capital Salvador, municípios da região metropolitana, como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, além de Feira de Santana e região, Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Porto Seguro, no sul do estado.

Em Salvador, a previsão do Inmet para esta quinta-feira é de muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas. Para sexta-feira (6/02), a previsão é de céu encoberto e chuvisco. O final de semana também tem possibilidade de tempo nublado com chuva.

Apesar do temporal, o calorão não vai abandonar os soteropolitanos. A mínima prevista ao longo da semana é de 23°C, enquanto a máxima fica em 32°C. Confira a previsão do tempo em outras cidades:

Feira de Santana – semana com muitas nuvens e possibilidade de chuvas, a temperatura fica entre 21°C e 33°C.

Itabuna – semana com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, a temperatura fica entre 22°C e 33°C.

Barreiras – semana com céu encoberto, mas com pouca possibilidade de chuva. No sábado (8) e domingo (9), há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura fica entre 18°C e 37°C.

Juazeiro – semana com céu encoberto, a temperatura fica entre 19°C e 36ºC.

Vitória da Conquista – semana com possibilidade de chuvisco na sexta-feira, a temperatura fica entre 16°C e 33°C.

Calor em Salvador

O alerta de chuvas intensas chega em Salvador após uma semana com recorde de temperaturas. No domingo (2/02), data em que foi comemorada a festa de Iemanjá, os termômetros chegaram a 35,2°C – a maior temperatura registrada na capital baiana no ano.

Um dia depois, na segunda-feira (3/02), foi registrado um novo recorde: os termômetros chegaram a 35,7°C na cidade.

Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as altas temperaturas se devem a atuação de uma massa de ar quente seco associada a um sistema de alta pressão que mantém o tempo firme.

Apesar dos soteropolitanos estarem reclamando do calorão, ele não é uma novidade na cidade nesta época do ano. Em 2024, foi registrada temperatura de 36,2° no dia 14 de janeiro.

Fonte: G1

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.