Festival de Artes Praianas valoriza talentos das orlas de Porto Seguro
Festival de Artes Praianas valoriza talentos das orlas de Porto Seguro O Festival de Artes Praianas nasceu com o propósito de dar visibilidade e reconhecimento aos artistas que vivem e trabalham nas orlas de Porto Seguro, levando sua criatividade, talento e cultura para moradores e turistas.
O festival foi idealizado pela produtora Francis de Holanda e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, com apoio da Superintendência de Cultura e da Prefeitura de Porto Seguro. As inscrições foram abertas no dia 10 de agosto e superaram todas as expectativas: mais de 300 artistas praianos participaram, representando quatro categorias: tatuadores de henna, artesãos, coqueteleiros/bartenders e trancistas.
Para facilitar o acesso dos artistas, foram montados estandes de inscrição presencial nas três principais praias de Porto Seguro: Orla Norte, Trancoso e Arraial d’Ajuda. Além disso, também foi disponibilizado um link online, garantindo maior alcance e participação. Após uma criteriosa análise realizada por uma banca de curadores formada por Shirley Paz (artista plástica), Gil Tatoo (tatuador permanente), Ângela (presidente da Associação das Trancistas) e Gilson Litorando, foram selecionados 40 semifinalistas.
Esses semifinalistas estão, neste momento, na fase de votação popular, realizada por meio de curtidas no Instagram oficial do festival, @descobrirproducoes. Os três artistas mais votados de cada categoria avançarão para a grande final. A final do Festival de Artes Praianas acontece no dia 2 de outubro (quinta-feira), a partir das 16h, na Praça da Bandeira, no final da Passarela do Descobrimento.
O evento contará com: – Competições ao vivo entre os finalistas, que disputarão os prêmios de 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria; – Avaliação técnica dos curadores e de jurados convidados; – Exposição e venda de artes praianas, valorizando a economia criativa local; – Show musical com o grupo Samba Menina, celebrando a cultura da região. O festival se consolida como um importante espaço de valorização e incentivo aos artistas que fazem da praia seu palco de trabalho e expressão, fortalecendo o turismo cultural e a identidade da cidade.
Por Informações: Instituto Descobrir