O Portal de notícias de Porto Seguro

“Vitrine da Agricultura Familiar” potencializa pequenos agricultores de Porto Seguro

0

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca de Porto Seguro (SEPAP) com a participação de associações de produtores do município, dentre elas a ACAUFE, (Associação Comunitária de Agricultores União e Força), tem propiciado visibilidade e avanços na produtividade e qualidade dos produtos, em função da inserção de ferramentas tecnológicas adequadas e adaptadas ao projeto.

Diversas reuniões têm acontecido com lideranças de associações, corpo técnico da secretaria, com a presença do próprio Secretário, Eriosvaldo Renovato.

No dia 18/02, foi realizado um encontro e visita técnica com os produtores da Acaufe (Associação Comunitária de Agricultores União e Força), viabilizado pela presidente Hortência Cancela, com a participação ainda dos agricultores Silvaldo José dos Santos, Edvaldo dos Santos, Wellington Rego e demais associados; ocasião em que foi feito um registro fotográfico e de georreferência, para o cadastramento dos produtos no site Vitrine e início do processo para aquisição do Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF.

De acordo com o secretário Eriosvaldo Renovato, foi constatado, por exemplo, um grande potencial de produção de diversas horticulturas no Sítio Vitória, de propriedade do Seu Edvaldo, que produz e beneficia especialmente cacau, cupuaçu, côco e peixes. “É importante salientar que jovens agricultores desta e outras associações serão capacitados pela SEPAP. Além disso, tanto os agricultores quanto seus produtos serão cadastrados  na plataforma do Projeto Vitrine”, destacou o secretário.

Outras visitas têm acontecido, a exemplo da Associação de Horticultura de Vera Cruz, com a presença do presidente Gilson Alves da Silveira e demais associados, que também participaram do registro fotográfico e de georreferência. “Estamos trabalhando para que através desse projeto, a agricultura familiar do nosso município tenha mais visibilidade e mais geração de emprego e renda. Do mesmo modo, nos demais assentamentos e onde houver produtor da agricultura familiar, estaremos promovendo a capacitação de jovens agricultores para o cadastramento e inclusão no projeto”, concluiu Renovato.

Portanto, o projeto “Vitrine da Agricultura Familiar”, com metas, planejamento e acompanhamento criterioso da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, através do Secretário Renovato, merece o incentivo e apoio de todos por representar uma das mais importantes iniciativas do setor no município, com reflexos imediatos e positivos na produção agrícola de Porto Seguro e região.

Por Informações: Secom – Prefeitura de Porto Seguro

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.