O Portal de notícias de Porto Seguro

Evento “Corpo, Poética e Ancestralidade” acontece na UFSB

0

Começa no dia 11 de março o encontro Corpo, Poética e Ancestralidade, evento que contará com uma programação intensa que inclui oficinas de capoeira e de dança, música, teatro, mesas temáticas, apresentações artísticas, celebração da cultura negra e indígena, rodas de conversa, dentre outras atividades.

O encontro visa proporcionar relações críticas e criativas ao experimentar diversas linguagens de expressão e o aprofundamento de relações entre os participantes. Serão seis dias de muita arte, pulsão e encontros da comunidade acadêmica com comunidades de saberes tradicionais, potencializando desdobramentos para o campo das artes, para o campo da educação e para a cultura que elege o corpo como produtor do conhecimento.

O evento conta com uma programação de peso que inclui convidados nacionais e internacionais, pesquisadores, artistas, estudantes, mestres e mestras dos saberes, da cultura e das vivências populares. Dentre os destaques da programação temos a abertura que contará com a presença de Joana Guimarães, reitora da UFSB e com a conferência de Fátima Freire (Instituto Paulo Freire) sobre o papel do corpo na educação, além da presença ilustre de Caroline Raymond e Débora Maia (Université du Quebéc à Montréal, do Canadá), da atriz e diretora teatral Meran Vargens e da artista e pesquisadora das tradições africanobrasileiras Inaicyra Falcão. No repertório de oficinas, o destaque fica para o encontro inédito com nomes como Mestre Xuxo, Mestre Cobra Mansa, Mestre Tucano Preto, Mestre Pé de Chumbo, Mestra Zilda (Boi de Eunápolis) e um dos grandes nomes da música e da cultura popular brasileira Tião Carvalho. O diálogo com os saberes populares se estende para oficina de cavalomarinho, oficina de abayomi, celebrações com grupos indígenas, dentre outros encontros de pulsão e arte.

Reafirmar os saberes, as práticas, os valores e os conhecimentos assentados na ancestralidade em suas poéticas próprias e nos seus mais variados desdobramentos poéticos é o que motiva os docentes Lara Machado, Eloisa Domenici e Éder Rodrigues, organizadores do evento. Desde a fundação da UFSB na região da Costa do Descobrimento, há uma preocupação recorrente dos organizadores em potencializar este espaço de encontro, principalmente no campo das artes em que os saberes são produzidos pelo e com corpo.

O evento tem uma característica marcante que é o de conciliar estudos e práticas, saberes e vivências atravessados pela poética dos corpos, no caso, congratulando a ideia do encontro como uma pulsão propulsora da arte da presença – linha mestra do curso Artes do Corpo em Cena, voltado para a formação de artistas da dança, do teatro e da cena como um todo. O evento é uma ótima oportunidade para a comunidade conhecer o Centro de Formação em Artes, promotor do evento e que, além do curso Artes do Corpo em Cena, também oferta o curso Som, imagem e movimento.

Após o início do curso de especialização em Pedagogia das Artes, existe a expectativa do anuncio da criação do segundo curso de especialização do Centro de Formação em Artes em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares.

A entrada para toda a programação é gratuita, mas algumas oficinas possuem vagas limitadas. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento. As inscrições já estão abertas pelo SigEventos.

Com informações da Assessoria de Imprensa UFSB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.