Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi palco nesta sexta-feira (19/09) de uma operação integrada entre as Polícias Civil, Militar e Federal que resultou em três suspeitos mortos, um policial ferido e a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra.
Batizada de “Operação Dominus Areae”, a ação ocorreu durante patrulhamento na zona rural do município, quando os agentes se depararam com um grupo armado. Segundo nota da Polícia Militar, os suspeitos atiraram contra as forças de segurança, provocando um intenso confronto.
Ao fim do tiroteio, três homens foram encontrados baleados e socorridos a uma unidade hospitalar da região, mas não resistiram. A identidade deles não foi divulgada, mas de acordo com informações da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, a polícia destacou que se tratavam de indivíduos de alta periculosidade.
Na ação, foram apreendidos quatro fuzis, 14 carregadores, munições, drogas e uma granada, reforçando a avaliação das autoridades de que o crime organizado tem elevado sua capacidade de enfrentamento ao Estado.
Em entrevista coletiva, o delegado Diego Gordilho alertou para o aumento da violência.
“Na ação de hoje, nós tivemos um policial ferido que, na Graça de Deus, está bem, foi um tiro de raspão, mas demonstra que essas organizações criminosas estão enfrentando o Estado”, disse.
Já o comandante do Policiamento da Região Extremo Sul, coronel Alberto Paraíso, relacionou o cenário atual à recente fuga de detentos do presídio de Eunápolis.
“Os índices do extremo sul eram de redução e a fuga do presídio causou essa situação toda. A gente aumentou nosso efetivo para trazer a sensação de segurança para a população”, explicou.
O policial atingido no confronto sofreu um ferimento de raspão e passa bem. As forças de segurança informaram que as operações na região terão continuidade, com foco no combate às facções criminosas que vêm atuando de forma cada vez mais violenta no sul da Bahia.