Ação do Bem reúne moradores em situação de rua no Centro Pop em Porto Seguro
A semana foi encerrada com mais uma Ação do Bem no Centro Pop, que acolhe e oferece atendimento a pessoas em situação de rua. Na sexta-feira, 08/08, eles foram recebidos logo cedo com uma mesa farta, distribuição de kits de higiene e prestação de serviços, como corte de cabelo e acolhimento por parte de profissionais da Prefeitura de Porto Seguro e Secretaria de Assistência Social. A ação contou com a presença do secretário Washington Borges; do coordenador da Abordagem Social e Centro Pop, Tharsis Melo, além de membros da Guarda Municipal e outros servidores do município.
O secretário lembrou a dificuldade de trabalhar com esse tipo de público e considerou expressivos os avanços conquistados, com o apoio das demais secretarias, Polícias Civil e Militar, MP, Guarda Civil e demais forças de segurança. “Com total apoio do prefeito Jânio Natal e o empenho de nossas equipes, estamos conseguindo reduzir de maneira expressiva o número de pessoas em situação de rua, ofertando serviços especializados, encaminhando para centros de recuperação, como a Fundação Dr. Jesus, em Salvador, e fornecendo meios para eles retornarem a suas cidades de origem”, salientou.
O coordenador do Centro Pop, Tharsis Melo explicou que o trabalho da Abordagem Social é realizado todos os dias, a partir das 7 horas, verificando as condições das pessoas e fazendo o encaminhamento para o Centro Pop, onde elas são recebidas por profissionais como psicólogo, assistente social e atendimento de saúde, quando necessário. No local, eles contam também, todos os dias, com café da manhã, almoço, lanche, além de banheiro para a higiene pessoal e local de descanso.
Aos 34 anos, Micael é um dos beneficiados pelos serviços do Centro Pop. “Tá melhorando 100%. O melhor de tudo é a organização, a higiene e a alimentação”, conta. “Já trabalhei em hotel e se tiver oportunidade, quero arranjar um emprego”, diz ele, que está contando com o apoio do Centro Pop para recuperar os documentos perdidos. “Quem quiser, aqui tem comida à vontade. Só não vem quem não quer. Atenção também é que não falta, o que você precisar de profissional você encontra aqui”, atesta.
Veja galeria de fotos abaixo:
Por Informações: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro