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Coordenadora de Fomento ao Artesanato da Bahia divulga nota esclarecendo problemas no Arraial D’ajuda

A nota se desculpa pelos transtornos, e garante a todos artesãos e artesãs que se apresentaram e não foram atendidos, uma nova oportunidade para a inscrição no cadastro

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A Dra. Luciana Embilina, responsável pelos serviços de recadastramento e novos cadastros de artesãos realizados pelo governo do estado da Bahia, na região da “costa do descobrimento”, divulgou nota pública esclarecendo as dificuldades e os entraves ocorridos neste fim de semana, no distrito de Arraial D’ajuda, quando, de acordo informações, várias profissionais não conseguiram realizar o cadastro.

De acordo a nota, os imprevistos ocorreram em função da divulgação de uma programação equivocada, por parte da assessoria de comunicação da administração municipal, e que previa um atendimento até às 20horas, o que não condiz com a jornada de trabalho estabelecida pelo governo do estado.

Lembrando que todas as ações é uma realização do governo do estado da Bahia, e que as prefeituras podem ser parceiras no evento, e quando isso não ocorre, como suporte de pessoal, alimentação, transporte, etc., o serviço acaba sendo prejudicado

Ainda segundo a nota, o serviço de cadastro fora programado inicialmente para atender especificamente as cidades de Belmonte e o distrito de Coroa Vermelha, mas que a pedido da promotora cultural, Miriam Silva, incluíram Porto Seguro, Arraial e Trancoso no itinerário.

A nota se desculpa pelos transtornos, e garante a todos artesãos e artesãs que se apresentaram e não foram atendidos, uma nova oportunidade para se cadastrar.

Veja abaixo nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, órgão subordinado a SETRE, viria a Costa do Descobrimento, inicialmente, para cumprir agendas pré estabelecidas a partir das solicitações da Associação das Artesãs e Artesãos de Belmonte (entrega de novas carteiras e novos cadastramento, se fosse o caso) e dos Indígenas da Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha (Cadastramento e renovação de Carteiras).

A Sra. Mirian Silvia, presidente de uma ONG por nome Brasil Chama África, nos procurou solicitando a inclusão de outros Municípios. Entretanto, em momento algum nós foi informado o tamanho da demanda por ela solicitada.

Desse modo, reservamos cinco dias (de 19 a 23) para realizar as ações.

Acontece que para nós da CFA foi passado uma programação. E, para as Artesãs e Artesãos foi divulgada uma programação completamente diferente, inclusive com previsão de trabalho (atendimento) até às 20:00, horário que não condiz com a jornada de trabalho estabelecida pelo Governo do Estado. Não obstante isso, no primeiro dia de trabalho em Porto Seguro as nossas técnicas sequer gozarem do direito ao intervalo para o almoço, (esse foi o questionamento) finalizando os trabalhos às 18:00.

Por fim, esclarecemos que todas as ações é uma realização do Governo do Estado da Bahia. Sendo assim, o desejável é que as prefeituras sejam parcerias

Mas, quando isso não ocorre, em hipótese alguma reclamamos da falta de apoio por parte das mesmas.

Salientamos ainda que em Arraial D’Ajuda, as Artesãs e Artesãos idosos e deficientes físicos presentes foram muito bem atendidos. Aqueles que em função do adiantar da hora não tiveram o cadastro efetivado no local, tiveram seus produtos avaliados na triagem presencial pela coordenadora Luciana Embilina, que e acordou de atendê-los de uma outra forma, o que lhes confere a garantia ao recebimento da Carteira Nacional do Artesanato Brasileiro.

Desse modo reiteramos nossa mais alta estima, consideração e respeito pelas Artesãs e Artesãos da Costa do Descobrimento, bem como de todo o Estado.

Esperamos nos ver num futuro próximo onde faremos uma bela celebração de entrega das carteiras e novos cadastramentos.

A vocês, o nosso muito obrigado.

Forte abraço,

Coordenação de Fomento ao Artesanato do Estado da Bahia

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