Santa Catarina tem 12 das 22 praias brasileiras que receberam o selo internacional Bandeira Azul na temporada 2021/2022. Duas delas são em Balneário Camboriú , no Litoral Norte. Três marinas também foram aprovadas.
Ao todo, 15 certificados do programa foram conquistados no estado, três a mais que na última temporada.
Os locais que vão receber a certificação ambiental e sustentável foram indicados pelo júri internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, na sexta-feira dia 1º de outubro, mas só agora divulgados.
O Brasil conquistou 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas.
“Além de incentivarmos, nós investimos e trabalhamos em conjunto pela preservação, por um turismo responsável. É mais um reconhecimento que Santa Catarina recebe por cuidar do nosso patrimônio natural. Esse é um importantíssimo atrativo turístico para um estado que abriga tanta diversidade e belezas preservadas”, afirmou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Renê Meneses.
Praias catarinenses
- Praia Grande, Governador Celso Ramos
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
- Praia de Piçarras – Balneário Piçarras
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
- Praia de Mariscal, Bombinhas
- Praia da Saudade, Penha
- Praia da Conceição, Bombinhas
- Praia do Forte, São Francisco do Sul
- Praia Grande, Penha
- Praia da Bacia da Vovó, Penha (nova)
- Prainha, São Francisco do Sul (nova)
Marinas em Santa Catarina
- Iate Clube de Santa Catarina (sede Centro) Florianópolis
- Tedesco Marina – Balneário Camboriú
- Marina Itajaí, Itajaí (nova)
O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
O programa foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Três praias baianas foram contempladas com certificado selo Bandeira Azul
Três praias baianas conquistaram a edição 2021 do selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida anualmente pela organização Foundation for Environmental Education (FEE).
O selo avalia 34 critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na ilha dos Frades, é veterana na certificação, pois já está na sétima certificação. Além da ilha, mais duas praias foram contempladas: Itacimirim e Guarajuba, praias situadas no município de Camaçari. É a segunda vez seguida que a praia de Itacimirim conquista a Bandeira Azul e a terceira vez seguida para a praia de Guarajuba.
Na Bahia, as três praias que conquistaram a edição 2021 do selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida anualmente pela organização Foundation for Environmental Education (FEE), têm algo em comum: todas estão situadas em localidades que contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto operado pela Embasa.
A cerificação internacional Bandeira Azul 2021 foi concedida a 22 praias brasileiras. A cerimônia de entrega das bandeiras ocorre entre novembro e dezembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.