Superintendência de Cultura e Ipac firmam parceria para criar escola de restauração do acervo sacro de Porto Seguro
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura – Ipac – e a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio de sua Superintendência de Cultura, firmam termo de cooperação, no intuito de preservar os patrimônios culturais do município.
A principal ação dessa parceria será a implantação da escola de restauro para contemplar o acervo sacro de Porto Seguro. Nessa semana, estavam na cidade, o diretor geral do IPAC, João Carlos, e o arquiteto Takeo Shishido, que foram acompanhados pelo superintendente de Cultura e patrimônio histórico, Herculano Assis, e pela chefe do escritório técnico do Iphan, Cristiane Rabelo. No roteiro estiveram: o Museu de Arte Sacra, a Igreja Nossa Senhora da Pena, a Casa de Câmara e Cadeia a Igreja de São Benedito, o distrito do Arraial d’Ajuda e Vale Verde.
Vale lembrar que é intenção da atual administração, investir no Turismo Cultural, criando uma rota dos museus. Uma equipe multidisciplinar também deu início à pesquisa, documentação e análise histórica-conceitual e dossiês sobre os terreiros, casas de orações de matriz africana e sobre os bens culturais dos povos originários, assim como o farto repertório cultural para revitalização da cultura popular que compõe a vida sociocultural da comunidade de Porto Seguro. A intenção é garantir o registro especial para o futuro tombamento e salvaguarda de documentação e arquivos dos povos tradicionais, dos bens culturais dos povos originários e descendentes africanos de nossa cidade.