O Portal de notícias de Porto Seguro

Cancelamento de festas juninas causa enorme prejuízo financeiro e emocional ao povo baiano

0

O cancelamento do Santo Antonio, São João e São Pedro, pelo segundo ano seguido; eventos de grande tradição que acontecem no mês de junho e foram cancelados para evitar o avanço da pandemia do Coronavírus, corta no bolso e na carne, e afeta os corações e mentes do apaixonado e festivo povo nordestino.

De acordo a Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia são cerca de 1,5 milhões de pessoas que deixarão de circular pelo estado. Cidades como Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, Ibicuí e Porto Seguro, juntas,  perderão mais de 100 milhões de reais em receitas geradas por esses eventos. Os setores mais afetados são o de serviços, hotelaria e comércio.

O Estado prevê prejuízos de 1 bilhão de reais, mas a UPB (União dos Municípios da Bahia), que representa os municípios baianos, aponta prejuízos superiores a 2 bilhões em toda a Bahia

Para os que vivem do forró, as perdas vão além dos números. Presenciar as praças públicas sem o estalo do triângulo, o som rouco da zabumba e a melodia de uma sanfona e uma viola caipira; é muito triste para o povo nordestino. A falta no coração de quem ama essa tradição e essa cultura, é insuportável e inquietante.

Sem fogueira e sem quadrilha só nos resta a esperança de que tudo vai passar e, nos próximos anos, os balões preencherão os céus anunciando o calor da gostosa e saudosa aglomeração.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.