O Portal de notícias de Porto Seguro

Sérgio Meneguelli e Ricardo de Paula participam de ação social em Porto Seguro e Sta Cruz Cabrália.

0

A convite de seu amigo de longa data, da época da adolescência, Ricardo de Paula, o atual prefeito de Colatina (ES), Sérgio Meneguelli, esteve presente em Santa Cruz Cabrália, no último final de semana de outubro, para um reencontro entre amigos e uma série de compromissos de cunho social pelas aldeias indígenas da região.

Sérgio é o prefeito de cidade de interior mais conhecido do país, pois foge do estereótipo padrão de um político. Sem dúvida, uma daquelas figuras acolhedoras, que vai de bicicleta para Prefeitura, que nos dias de folga está decorando as ruas, limpando os canteiros dos bairros, plantando árvores pela cidade e uma série de atividades bem comuns ao cidadão, porém bastante incomuns aos políticos.

No encontro, aconteceram visitas à duas aldeias Pataxós, em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, para entrega de brinquedos vindos dos Estados Unidos, trazidos por Ricardo de Paula.

As aldeias os receberam carinhosamente, com o ritual tradicional AWÊ e orações Pataxó na íngua PATXÔHÃ, pintados à caráter, evidenciando a satisfação e a gratidão por um ato tão significativo.

Ricardo de Paula é colatinense, morador de Porto Seguro e Cabrália por 30 anos, atualmente residindo, há 6 anos, nos Estados Unidos. Sensibilizado com a situação atual das questões indígenas nos arredores de Porto Seguro, teve a iniciativa de buscar apoio de  alguns amigos na região de Boston, onde vive, dentre eles a empresa de transporte Tradição Moving e o Jornal Brazilian Times, o maior jornal da língua portuguesa no exterior, e assim conseguiram arrecadar uma quantidade considerável de brinquedos  junto à comunidade brasileira, latina e estadunidense no estado de Massachusetts, e despachar ainda a tempo de chegar para comemorar o mês das crianças; para presentear as crianças das aldeias, crianças estas que vivem de forma bem limitada, distantes da atenção necessária dos órgãos públicos da região.

O Cacique Macuco (Nengo) e sua esposa, a índia Cacirema, da aldeia Aroeira, fizeram questão de agradecerem pessoalmente à iniciativa de Ricardo, assim como a presença de Sérgio. Aproveitando também a presença do editor do Jornal Publi Cidade, o Cacique mostrou as dores da aldeia em suas questões territoriais, que há anos estão na justiça federal. Além de contar sobre ameaças frequentes de grileiros de terras, para que abandonem suas áreas para ocupações irregulares. Sérgio Meneguelli se comoveu com o lamento indígena, se comprometendo a voltar a tribo num futuro próximo, para acompanhar de perto tal situação.

Na aldeia Reserva da Jaqueira, o Cacique Syratã Pataxó e sua esposa Suindara Pataxó também receberam a comitiva, todos com pinturas típicas e com a tão envolvente dança de agradecimento aos visitantes e à Mãe Terra.

As aldeias têm uma população bem significativa, tendo na aldeia Aroeira em torno de 350 índios, sendo aproximadamente 120 crianças; na aldeia da Jaqueira uma população em torno de 120 índios, sendo 45 crianças.

Conforme Ricardo de Paula, a coleta de todas as doações e ajudas em solo estadunidense foi feita por ele mesmo, com recursos próprios, depois do horário de seu trabalho, em dias de folga e por vezes até na madrugada. “Acho que cada um de nós pode fazer algo por nossas crianças ou nosso povo, nem que seja um simples brinquedo no dia das crianças ou no natal”, comenta Ricardo.

Além de Ricardo, que conduziu o evento, e de Sérgio Menguelli, estavam presentes outros convidados locais que também são envolvidos com questões sensíveis à sociedade; entre eles estavam o Delegado da Polícia Federal e Coordenador Regional da Funai, Josafá Batista Reis e o Coordenador Substituto da Funai, Tiago de Paula.

Foi convidado também o idealizador e fundador da Helper – Ajuda Filantrópica, uma Startup de Arraial d’Ajuda e de teor 100% filantrópico, que utiliza a inteligência artificial para a captação de recursos oriundos do e-commerce para todas as categorias filantrópicas, tendo na questão indígena uma de suas prioridades. A Startup terá uma abordagem nacional, ajudando ONG’s de todas as áreas; uma ideia fantástica de um discreto morador de Arraial d’Ajuda. Ricardo de Paula o encontrou e reconheceu a importância e a profundidade do Projeto HELPER, convidando seu Fundador e CEO para também conhecer o que é feito por ele e seus parceiros nos Estados Unidos e direcionado para as comunidades indígenas locais. Ricardo já garante que nasceu deste encontro, uma importante parceria com a Startup de Arraial d’Ajuda, em prol dos povos indígenas da grande região de Porto Seguro. Uma ponte EUA-Porto.

Ricardo também informa que já está a caminho uma segunda carga de doações, que será direcionada à cidade de Colatina – ES, em especial brinquedos, transportados pela Tradição Moving, podendo chegar até a primeira quinzena de dezembro, para um belo evento de entrega no Natal. Trazendo um fim de ano diferenciado para as crianças carentes colatinenses.

Ricardo de Paula fez questão de agradecer, reconhecendo em sua participação a enorme importância para que toda essa ação fosse realizada. Uma contribuição fundamental em todos os estágios dessa ação que levou tanta alegria às crianças indígenas; desde o transporte, o estímulo, os contatos, o conhecimento e acima de tudo a confiança, em acreditar nesta proposta de ajuda humanitária; os proprietários da Tradição Moving e da John’s Auto & Repair e Gas Station, os amigos Célia Nodak e João Borracheiro.

Além de agradecer ao querido amigo Sérgio Meneguelli, todas as famílias indígenas, Liliane Paiva e Edirson Paiva, do Jornal Brazilian Times e  Brazilian Community Heritage Foundation – BCHF; Rádio 1.360 AM – A Voz da Comunidade; Michelli Pataxó – Professora da Aldeia Aroeira; Kayalla Cavalcanti – indígena Pataxó e Gestora Ambiental e Tiago de Paula da FUNAI; RR Coelho Mudanças;  Comunidade Brasileira de Boston; HELPER – Ajuda Filantrópica; Reis Serviços; Ricardo Jr (Cabana Beat Beach); Ricardo Nascimento (Seja on Filmes); Porto Seguro Eco Bahia Hotel e Gustavo Vieira (Cacau Show).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.