O Portal de notícias de Porto Seguro

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura dá posse a novos conselheiros

0

Numa cerimônia realizada nesta quinta-feira, 25/10 no prédio do Museu de Porto Seguro, na Cidade Histórica, foram empossados 17 (dezessete) novos conselheiros, de um total de 20, para um mandato de dois anos, até 2020.

A cerimônia foi conduzida pelo atual presidente, Rubenildo, o presidente anterior, Carleone e o Superintendente de Cultura, Heráclito.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Rubenildo destacou a importância da renovação dos membros do conselho e definiu o conselho como um espaço permanente de debates e proposições políticas para o desenvolvimento de ações e projetos para a cultura do município. Em seguida franqueou a palavra para o presidente substituído e aos novos conselheiros para que se apresentassem.

Em seu pronunciamento, o ex-presidente Carleone, enfatizou a importância do diálogo para superação e enfrentamento do delicado momento político que estamos atravessando. Expressando grande temor às ameaças  a cultura tradicional e histórica, decorrentes do processo político atual, Carleone desabafou: “A cultura é um elemento transformador. É preciso ver a cultura em Porto Seguro, do ponto de vista histórico: os negros, a exterminação dos índios, a cultura dos bairros, dos distritos pulsam na nossa cidade, e não podem ser esquecidas”. E completou: “atrelar a cultura ao turismo é reduzir o papel e a importância da cultura em nosso município, Faz-se necessário e urgente uma secretaria específica para o setor”.

Já o professor Chico Cancela lembrou que o desafio fundamental para o conselho será o de criar uma política pública para o setor. “A falta de orçamento, o retardo na legislação que regule o patrimônio histórico do município e a ausência de uma agenda política cultural são os verdadeiros entraves para o desenvolvimento cultural local”, afirmou Chico Cancela.

Manifestando também grande preocupação com o momento político atual, o professor acompanhou o desabafo de Carleone: “Se o país mergulhar nessa ameaça pautada no ódio restará aos agentes culturais, o silencio. Não há possibilidade de se fazer cultura sem democracia”.

Na apresentação e manifestação dos novos conselheiros e suplentes, destacou-se a bela apresentação da jovem cantora Késia, aluna da musicista, coordenadora e gestora  de projeto Cultural no bairro Baianão, Francis Holanda, que ao justificar sua nova atribuição, pronunciou: “A vida nos leva para lugares que jamais imaginamos”, resumiu, muito emocionada, a professora de canto.

Foram empossados na cerimônia os seguintes conselheiros: Verônica (Academia de Letras de Porto Seguro), Chico Cancela, Sergio (delegado cultural), Rosana (advogada e coordenadora de grupo de teatro), João Gustavo (arquiteto e conselheiro do IPHAN), Andreia Santos, Leandro Souza, Francis Holanda, Késia, Gabriela (finanças), Flávia (licitação), Marisa Martins (CIEPS), Tiago Maciel (Baianarte), Paulo Cézar (turismo), Angélica (conselho dos idosos), Carmelita( superintendência de promoção da igualdade racial), André (secretaria de esportes) e Reginaldo (secretaria de esportes).

O conselho se reunirá uma vez por mês e foi marcada, para a próxima quinta-feira, 01/11, às 14 horas, na Secretaria de Turismo e Cultura, reunião que elegerá a mesa diretora, montará um cronograma das reuniões e revisará as atividades para o encerramento do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.