Audiências públicas para elaboração do Orçamento Participativo estão marcadas para Porto (sede), Trancoso e Arraial
No intuito de promover a participação popular, coisa que praticamente não vem acontecendo nas outras audiências, estão sendo marcados os próximos encontros para Trancoso e Arraial d’Ajuda, além de Porto Seguro (sede).
Os primeiros encontros estão agendados para os dias 11, 12 e 13 de julho em Trancoso, Arraial d’Ajuda e na Sede, respectivamente. Toda a população está convidada a participar e contribuir em conjunto com a administração pública, para que o documento das discussões seja levado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores.
“Hoje as discussões sobre o orçamento precisam ser transparentes e para isso existem vários mecanismos de acesso a essas informações. O Orçamento Participativo faz parte desse processo e pretendemos apresentar as variantes e ferramentas de planejamento e gestão de forma didática e pedagógica para tornar o conteúdo o mais acessível possível para a comunidade”, disse o superintendente de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, Epaminondas Castro.
Rodadas de conversas
O orçamento funciona como rodadas de conversas entre a Prefeitura e a comunidade com o objetivo de discutir os problemas dos bairros e encaminhá-los para as soluções. É um mecanismo democrático que permite aos cidadãos participar, influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos e a prestação de contas da gestão municipal. Os resultados serão as obras de infraestrutura, saneamento e serviços para todas as regiões da cidade.
Além disso, o Orçamento Participativo reforça a transparência por meio da publicação de informações orçamentárias e pela prestação de contas públicas municipais. Esses mecanismos geram confiança e melhoram a qualidade de gestão da cidade.
Confira a programação e participe:
– Trancoso, quarta-feira, 11/7, das 13h às 17h, na Igreja São João Batista.
– Arraial, quinta-feira, 12/7, das 9h às 13h, na Igreja Assembleia de Deus.
– Sede, 13/7, das 9h às 13h, Câmara de Vereadores.