A reportagem do jojonoticias.com.br flagrou e é notório para qualquer pessoa que frequente as praias de nossa região, a utilização de animais silvestres como forma de atrair clientes para a compra de diversas bugigangas. A mais prática mais comum são crianças e adolescentes – que além de trabalho infantil – usam periquitos para atrair turistas para compra de suas pulseirinhas.
Os pássaros passam o dia todo, sofrendo pelo sol quente e às vezes até por falta de água. A ONG Anjos d’Ajuda, por meio de sua presidente, Jeannnette Eggngoor (foto), solicita “a toda a população e aos turistas da região que nos ajudem evitando pagar para tirar fotos, comprar produtos ou fazer doações a indivíduos que usam animais silvestres ou domesticados, explorados diariamente e ilegalmente. Estamos lutando para obter dos órgãos competentes as devidas providências”, conclama a presidente.
Para ela, pássaros silvestres com assas cortadas, cavalos e cachorros estão sendo explorados em condições inaceitáveis. “Entre vários outros fatores isso só acontece, porque existem pessoas que pagam e automaticamente motivam ações desses exploradores”, desabafa.
Quem quiser denunciar essa prática pode entrar em contato com os telefones da Cippa (Companhia Independente de Polícia de Proteção Animal) 73 998071-1353 ou pelo Centro de Zoonoses 73 98802-3778.