O Portal de notícias de Porto Seguro

Presidente da ALB Sul e Extremo Sul da Bahia, Dr. Robsom Ramos, é propagador de conhecimento.

Ele tem um sacerdócio: levar o conhecimento como forma de transformar a sociedade.

0

Natural de Eunápolis-BA, Robsom Ramos é símbolo de esperança para toda a nossa região. Apesar da pouca idade, 36 anos, traz consigo uma carreira digna de aplausos e de inspiração para todos nós, não simplesmente por seus títulos e conquistas, mas sobretudo pela bravura que caracterizou toda a sua trajetória e o levou a ser o Presidente da Academia de Letras do Brasil (ABL) na região Sul e Extremo Sul da Bahia.

De família simples e humilde, passou por privações e começou a trabalhar ainda na infância, vendendo pães na rua, carregando compras e ajudando o pai, que construía casas. Estudou em escolas públicas e passou por todas as dificuldades típicas de um pobre jovem brasileiro.

Algo de diferente, contudo, o tornaria grande. Ele tinha um chamado, um dom, ou até mesmo um sacerdócio: ser propagador de conhecimento. Não se trata, todavia, de simples informação, e sim do conhecimento que tem o poder de mudar aqueles que são alcançados. E este é seu objetivo tanto pessoal quanto como Presidente da ABL: “Munir a sociedade brasileira e comunidade internacional, de intelectuais que sejam porta-vozes e transmissores de um conhecimento pleno e fonte inesgotável do saber, a todas as esferas e camadas sociais, promovendo a paz, desenvolvimento social e pessoal dos cidadãos, por meio de uma corrente contínua na busca pelo conhecimento, tendo a verdade como guia para a libertação da escravização e dominação nos campos da mente e da vida das pessoas alcançadas por nossa filosofia de trabalho.”

Em sua formação, começou a se destacar desde cedo pela intelectualidade aguda e capacidade de liderar. Aos 16 anos atuou em rádios comunitárias na cidade de Eunápolis e foi presidente de uniões estudantis. Seu currículo é extenso, tentaremos listar alguns pontos principais: Escritor, Poeta, Jornalista (DRT-4797), Psicanalista Clínico (CRP 200), Auditor e Consultor Empresarial (Reg. 050376). Foi Presidente Regional da Academia Estratégica Militar de Letras do Brasil – Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro; Ex Vice-Presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro; Coronel CPL da Academia Estratégica Militar de Letras do Brasil; Membro Vitalício da Academia de Letras do Brasil do Estado de Minas Gerais, cadeira 07, patrono Castro Alves; Membro Vitalício da Academia Evangélica de Ciências Letras & Artes do Brasil, cadeira 20, patrono Roberto Mcalister; Mérito Cívico Militar: Diploma e Medalha “Rui Barbosa”; “Juscelino Kubistschek”; “Costa e Silva”; “Castelo Branco”; Masgister y Doctor Honoris Causa Ciencias Militares, Seguranza Publica Inteligencia y Contra Inteligencia Titulo Propio CAEMC – Centro de Altos Estudios Militares y Civiles. Bacharel Acadêmico Honoris Causa em Ciências Militares; Catedrático de Honra em Ciências Educacionais; Doutor Acadêmico Honoris Causa – Academia de Psicanalise Clínica e Filosofia; Doutor Profissional Interno em Filosofia e Psicologia; Chanceler Grã Casa Imperial do Conhecimento Literário Universal; Comenda Carlos Drummond de Andrade – Mérito Acadêmico Cultural Literário; Mérito Internacional, Delegado Cultural Internacional, Comendador, Embaixador da Paz, Doador de Sonhos – Instituto Vae Brasil e Faculdade da Paz.

Livros escritos: Viver Intensamente (2006), 10 Dicas para uma Carreira de Sucesso (2014), Qualificação e Certificação de Empresas (2015) e Como montar uma Startup (2016), além de sues mais de mil artigos e antologias publicadas.

Recentemente, instalou a seccional regional da ALB em nossa região. A grandeza deste fato está em “congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes na cidade ou não, tendo como foco um diálogo com a sociedade e através deste difundir a literatura e a cultura brasileira, seja através de projetos e parcerias com governos, ou entidades, ou das ações oriundas das atividades acadêmicas”, afirmou.

Além do mais, “leva à comunidade não só o resultado das criações dos escritores e pesquisadores, mas também um fórum permanente de discussão, integração e de escuta destas comunidades. Atuando como mediador e interlocutor das mesmas, com governos e organismos da sociedade civil organizada”.

Nossa comunidade regional tem a honra de tê-lo como conterrâneo e como fomentador e difusor de conhecimento. É certo que sua carreira e conquistas estão apenas começando e que ainda há muito a contribuir para nossa sociedade. Como dizia o filósofo, conhecimento é poder. E nesta esteira, concluímos por desejar que Robsom Ramos seja referência para nossa juventude, e que tantos outros possam surgir através do conhecimento da arte, da cultura, da história e de tantos outros campos do saber.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.