O Portal de notícias de Porto Seguro

Mulher indígena é assassinada na Bahia e dois fazendeiros são presos

0

Uma mulher pataxó foi assassinada hoje em Potiraguá, sul da Bahia, após fazendeiros tentarem expulsar indígenas que ocupavam uma fazenda na região. Dois homens foram presos sob a suspeita de ligação com o homicídio.

O que aconteceu

Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, foi baleada e morreu. Ela chegou sem vida à unidade básica de saúde do município de Potiraguá, segundo a secretária de saúde do município, Keila Teixeira.

O cacique Nailton Pataxó, irmão de Nega Pataxó, também foi baleado e encaminhado para cirurgia. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Dois fazendeiros foram presos sob a suspeita de terem atirado, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). Eles portavam armas de fogo no momento da detenção.

Os fazendeiros chegaram atirando. Na confusão, quem conseguiu fugiu. Meu filho e minha neta estão entre os que ainda não apareceram.

Manoel Muniz, irmão de Nega Pataxó e do cacique Nailton Pataxó.

Disputa por terra

Nega Pataxó e Nailton Pataxó integravam um grupo de cerca de 50 indígenas que ocupavam uma fazenda em Potiraguá desde quinta-feira. Segundo o irmão das vítimas, Manoel Muniz, a ocupação tinha o objetivo de pressionar as autoridades “a devolver o que é historicamente nosso”. Indígenas de cinco aldeias da região participavam do movimento.

Há mais de 20 anos, indígenas e fazendeiros estão em disputa na região de Potiraguá. O conflito se intensificou no ano passado, devido à votação do Marco Temporal no STF (Supremo Tribunal Federal).

A fazenda ocupada pelos pataxós está fora dos 54 mil hectares já demarcados como reserva indígena. Mas os indígenas dizem que estudos antropológicos comprovaram que a área é historicamente ocupada pela etnia.

Após a ocupação, um grupo chamado “Invasão Zero” convocou para a “retirada dos índios” da fazenda neste domingo. O chamamento citava uma ação “ordeira e pacífica” para “reintegração da fazenda do Sr. Américo Almeida”. O UOL tentou entrar em contato com o grupo, mas não obteve resposta.

Imagens compartilhadas hoje por integrantes do grupo mostram que eles se concentraram próximo da área ocupada pelos indígenas. Em seguida, se dirigiram para a ocupação.

Indígenas e fazendeiros mencionaram a participação da polícia na tentativa de desfazer a ocupação. A SSP-BA nega. Diz ainda não ter conhecimento de nenhuma ordem judicial de reintegração de posse no local.

Um fazendeiro foi atingido por uma flecha e recebeu atendimento médico, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Outros pataxós estão desaparecidos, de acordo com Manoel Muniz.

Fonte: UOL Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.