O Portal de notícias de Porto Seguro

Uso de agrotóxicos em fazenda de Vale Verde provoca mal-estar em grande parte da população

Os moradores alegam que o administrador da localidade, Sr. Hudson, tem conhecimento do fato, e que inclusive fez contato com o arrendatário, sem sucesso.

0

A redação do Jojo Notícias recebeu nesta segunda-feira, 13/08, diversas denúncias de moradores do distrito de Vale Verde, sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos pelo proprietário de uma fazenda com plantação de café na localidade.

Consta que a fazenda, que é de propriedade do Sr. Carlos Humberto, pai do vice-prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, e atualmente arrendada para o Sr.Aldair, faz uso de inseticida com frequência, à noite, disseminada por um jerico que, de acordo os moradores, além do barulho infernal, vem causando sintomas patológicos diversos, como dor de cabeça, náuseas, ânsia de vômitos, etc.

A nossa reportagem contatou o Secretário de Meio-ambiente, Bené Gouveia, que afirmou desconhecer o fato, e que a secretaria não foi questionada sobre essas atividades, não tendo realizado nenhuma operação de fiscalização nesse sentido. Ainda, de acordo o secretário, caso se confirme as denúncias, a competência para averiguação do ilícito é da vigilância sanitária do município, e do EDAB (órgão do governo do Estado que cuida da vigilância sanitária rural)

Os moradores alegam que o administrador da localidade, Sr. Hudson, tem conhecimento do fato, e que inclusive fez contato com o arrendatário, sem sucesso.

A comunidade de Vale Verde lembra que essa propriedade já foi autuada pelo uso irregular de uma bomba d’água no Rio Buranhém, para irrigação das plantações de forma clandestina. E também não sai do imaginário das pessoas da localidade, a trágica morte do empresário, dono de um supermercado, Sr. Nivaldo, ocorrida na BR que passa no distrito, em função de um abalroamento do seu veículo com um jerico da referida fazenda, mal estacionado na pista, à noite.

Com relação ao mal-estar provocado na população, dizem que até a médica que atende no posto de saúde da localidade, foi acometida pelos efeitos do uso de agrotóxicos.

Algo precisa ser feito! A população está adoecendo. Não cabe omissão ou transferência de responsabilidade numa hora dessas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.