O Portal de notícias de Porto Seguro

A equipe do Jojô Notícias trás a partir de hoje uma série de entrevistas de Mulheres Guerreiras que lutam contra o câncer

4
Criada nos anos 1990 para conscientizar mulheres em todo o País sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa é umas principais armas para alertar a sociedade para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Mulheres baianas na longa trajetória de superação do câncer de mama…..
Maria Ranusia , Ivana,Maria Valéria, Maria zenolia, zair Maria, Ivaneis, Eurides, Fabiana, Rosana, Elionara, Benedita, Diulce, Veronice,Ângela, Dinalva, Doraci, Edinalva, Eliane, Jaci, Jidoelia, Jussara, Lara, Luciane, Maria Leny, Maria do Carmo, Madalena, Merice, Maria José, Mirian, Marlúcia, Marinalva, Maria da Graça , Noelia, Risonilda, ,Rosemeire, Rosenilda, Solange, Terezinha…

Identificar a doença nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz. Desta forma, aumentam as chances de cura, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Com estimativa de 59,7 mil casos novos este ano, é o segundo tipo que mais mata no mundo – atrás apenas do de pele não melanoma. Sem prevenção e diagnóstico, a probabilidade dos registros de câncer de mama chega a 56,33 para cada grupo de 100 mulheres.

Neste mês, mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Mas a campanha vale para todos. Quem tiver histórico familiar ou outro fator de risco deve ficar atenta e procurar o médico para avaliação individual sobre a periodicidade dos exames.

Prevenção e sintomas

Amamentar por mais de 12 meses, bem como evitar o uso de anticoncepcional por um longo prazo e praticar atividade física regular, reduz a ocorrência da doença, a obesidade aumenta em até 30% a possibilidade de câncer. Essas são práticas que ajudam a diminuir a incidência, juntamente com exames periódicos e consulta rotineira ao ginecologista.

Mudança na coloração e espessura da pele; distorção da aréola do mamilo, associada a coceira e saída de secreção espontânea, são alguns dos potenciais sinais de câncer. No caso de nodulações que não desaparecem após 15 ou 20 dias, também é importante procurar o ginecologista para avaliação.

Tratamento

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível fazer exames essenciais para o diagnóstico, como a punção de mama por agulha grossa, biópsia e exame anatomopatológico. Na fase de tratamento, estão disponíveis cirurgias, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além dos tratamentos com radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

Quando toda a mama é retirada, é indicada a reconstrução imediata do seio, conforme garantido em lei. Após esta fase, o médico avalia a necessidade de radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Diagnosticado o câncer e feito todo o tratamento, a paciente deve comparecer a consultas periódicas. Nós também orientamos uma mudança na qualidade vida, com exercício físicos e alimentação saudável.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inca e do Ministério da Saúde

  1. Vagner Carneiro Diz

    Muito importante essa matéria, parabéns Luciana!! Ansioso para ver as entrevistas. Iniciativas como essas são gratificantes, parabéns ao Jojo Noticias, jornalismo serio e responsável como este é o que o nosso país tanto precisa… Ainda mais num momento tão conturbando como este, onde a ‘verdade’ pode ser creditada nas descrições horrendas de uma fake news.

    Porto Seguro e região estão bem servidos com o trabalho de vocês!

    1. Luciana Bittencourt Ramos Diz

      Sr. Vagner, agradecemos por confiar em nosso trabalho,nossa missão é transmitir a notícia clara e verdadeira para que os internautas possam assimilar a informação e poder passar adiante com confiança.

  2. Emerson Diz

    Parabéns ao Jojo notícias e a jornalista Luciana Bittencourt pela iniciativa.

  3. Emerson Diz

    Parabéns ao Jojô notícias pela reportagem e Parabéns à jornalista Luciana Bittencourt pela sensibilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.