O Portal de notícias de Porto Seguro

Governo recua e libera a pesca no litoral da Bahia

0

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspendeu nets quarta- feira (30/10) a portaria que proibia, a partir desta sexta-feira (01/11) a pesca de camarão e lagosta na costa do Nordeste. A instrução antecipava também o período de defeso para essas atividades. A decisão foi anunciada pela Ministra Tereza Cristina em entrevista à Rádio do MAPA nesta quarta.

“O Ministério fez isso pelo princípio da precaução. Como nós não sabíamos como era essa mancha, enquanto isso estava sendo analisado, nós suspendemos a pesca em vários estados brasileiros aonde esse petróleo chegou”, disse Tereza Cristina. “A gente já tem dados mostrando que não é necessário. A lagosta está sendo examinada, o Ministério da Agricultura está fazendo uma série de testes, não há nada que justifique suspender a pesca agora”, completou.

Mesmo com o recuo, o Governo Federal vai fazer o pagamento para os profissionais da pesca afetados pelo vazamento do óleo no litoral do Nordeste, e chamado de salário-defeso. “Os pescadores receberão por este período que ficaram sem poder fazer a pesca artesanal, a coleta de mariscos e caranguejos. O Governo Federal, como prometido, vai fazer o pagamento desses dias parados que não puderam trabalhar e levar para casa o sustento das famílias”, falou a Ministra.

Fonte: Agência MAPA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.