O Portal de notícias de Porto Seguro

Associação da Orla Norte é reconhecida como Utilidade Pública Municipal de Porto Seguro

0

A Câmara Municipal de Porto Seguro aprovou e o Executivo sancionou o projeto – que agora é a Lei Municipal 1615/21 – que reconhece como de Utilidade Pública Municipal, a Associação de Revitalização da Orla Norte.

A lei foi sancionada no dia 29 de março, pelo prefeito Jânio Natal.

A associação iniciou sua trajetória de luta se contrapondo à ex-prefeita Cláudia Oliveira, quando esta, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e Agências de turismo resolveram, em contrapartida ao pagamento da famigerada “taxa de Turismo”, construir uma garagem no bairro Paraíso dos Pataxós, para os ônibus e Vans que chegassem ao município. Um projeto destrambelhado, sem infraestrutura, agressivo e que só atendia às pretensões de arrecadação do município e à avareza dos empresários. Não fosse a mobilização da Associação em favor da sociedade, o sinistro teria se efetivado.

A associação realiza diversos serviços voluntários, muitos deles, em parceria com outras entidades e associações de bairro.

Horta urbana feita pela associação

 

No leque de serviços já realizados pela associação, estão: doações de alimentos para população carente; distribuição de comidas e roupas para moradores de rua; atividades de limpeza e conservação de áreas verdes; confecção e doação de máscaras durante a pandemia da Covid-19; acolhimento e castração de gatos de rua; além de realizar festivais gastronômicos e carnavais.

É importante ressaltar que, devido à pandemia, e o distanciamento social, por conseguinte, alguns desses trabalhos não podem ser realizados, caso dos festivais e outras promoções, que estão momentaneamente suspensos pela associação.

Já em parceria com outras entidades, a associação segue na luta por melhorias na infraestrutura dos bairros da Orla Norte, no calçamento e na drenagem dos bairros que sofrem com alagamentos durante período de chuvas fortes, como exemplos.

A associação continua realizando suas reuniões, por meio de vídeo conferência, consciente do momento que o país se encontra, enfrentando sua maior crise sanitária. As reuniões são realizadas numa sede provisória, na Pousada “Casa da Maísa”, uma das fundadoras da associação, na Rua dos Mamoeiros 08- Taperapuan

Enfim, o título recebido é muito merecido, para uma entidade que apesar da pouca idade, vem tendo relevância social significativa no município. “agradecemos o respeito e reconhecimento da Câmara de Vereadores ao nosso trabalho; o que nos estimula a prosseguir e sinaliza de que estamos no caminho certo”, disse a incansável Maísa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.