O Portal de notícias de Porto Seguro

Sem “calor do momento” Ministro chama Bolsonaro de farsante, e anuncia comissão da transparência e observatório das eleições

0

O presidente do Tribumal Superior Eleitoral (TSE)  ministro Luís Roberto Barroso ,  num discurso duro  e calculado, nesta quinta-feira, (09/09) rebateu ponto a ponto as acusações diversas do Presidente Bolsonaro, especialmente no que diz respeito ao voto impresso.

Barroso iniciou seu discurso dizendo estar cansado de estar desmentindo as ilações de Bolsonaro, mas que o faria para que uma mentira repetida não alcançasse ares de verdade. “Atacar a justiça eleitoral por falta de coragem de atacar o Congresso Nacional, que foi quem regulou a matéria do voto impresso, é de uma covardia absoluta”, destacou o ministro.

Luís Fernando Barroso sugeriu também que, quando as mentiras cessarem e a verdade vir à tona, a população saberá quem é o verdadeiro farsante.

Dentre diversas citações de efeito, o ministro parafraseou o provérbio bíblico e disse que o slogan do Brasil deveria ser: “Conhecereis a mentira e ela lhe aprisionará”. Por fim, Barroso concluiu: A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas, só não tem lugar para quem quer destruí-la

O ministro finalizou sua agenda do dia com o anúncio da criação da comissão de transparência das eleições e do observatório da transparência das eleições.

Em reunião plenária do TSE, Barroso também afirmou que a “democracia vive um momento delicado” – e explicou que a portaria que cria os dois órgãos, tem a finalidade de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições; aumentar a participação de especialistas, entidades da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral; e contribuir para resguardar a integridade do processo eleitoral.

Farão parte da comissão, que terá 12 pessoas, especialistas na área de tecnologia e representantes de instituições publicas e de entidades da sociedade civil, “de modo a garantir a pluralidade de visões e de expertise”, segundo Barroso.

Segundo o TSE, são membros da comissão da transparência das eleições:

  • Senador Antonio Anastasia, representante do Congresso Nacional
  • Ministro Benjamin Zymler, representante do Tribunal de Contas da União (TCU)
  • General Heber Garcia Portela, comandante de defesa cibernética, representante das Forças Armadas
  • Luciana Nepomuceno, representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  • Paulo César Herrmann Wanner, perito criminal federal, ligado à Polícia Federal
  • Paulo Gustavo Gonet Branco, vice-procurador-geral eleitoral
  • André Luís de Medeiros Santos, professor titular da UFPE
  • Bruno de Carvalho Albertini, professor da USP
  • Roberto Alves Gallo Filho, doutor pela Unicamp
  • Ana Carolina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-Rio
  • Ana Cláudia Santana, coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil
  • Fernanda Campagnucci, diretora-geral da Open Knowledge Brasil

Já o observatório da transparência das eleições será formado por uma pluralidade de instituições da sociedade civil cujos nomes seriam divulgados pelo TSE ainda na quinta-feira.

Ainda de acordo com Barroso, a primeira atividade do próximo ciclo eleitoral está programada para o dia 4 de outubro, às 14h, e contará com a presença de todos os integrantes da comissão de transparência, de todos os presidentes de partidos políticos e dos ministros do TSE para uma exposição didática do sistema de votação e uma visita à sala onde ficarão os códigos-fonte das urnas.

“Aqui não se faz nada às escondidas, é tudo transparente e aberto pelo bem da democracia brasileira”, finalizou o presidente do TSE.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.