O Portal de notícias de Porto Seguro

Proposta da PEC do voto impresso é derrotada na Câmara

0

Os deputados decidiram rejeitar e arquivar a PEC do voto impresso – no mesmo dia em que um desfile militar se precedentes ocorreu em Brasília

Para ser aprovada, a proposta precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto recebeu 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. Sendo que, 65 deputados se ausentaram para não se envolverem no imbróglio.

Colocar a proposta em votação no plenário foi em parte um afago de Lira a Jair Bolsonaro (sem partido) — os dois são aliados, e a proposta do voto impresso é uma pauta especialmente cara ao presidente da República — e em parte também um cálculo político do presidente da Câmara.

No entanto, a PEC enfrentava a oposição da maioria dos partidos e, conforme esperado, foi rejeitada mais uma vez. Esse resultado pode por um lado evidenciar ainda mais a fragilidade política do governo federal, segundo cientistas políticos ouvidos pela BBC News Brasil.

O revés pode evidenciar os limites da aliança que Bolsonaro vem costurando com o Centrão, bloco informal de partidos que garante sua sustentação política e do qual Lira e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI-PP), são dois expoentes.

Mas, ao mesmo tempo, o saldo pode ser positivo para o presidente junto à sua base, porque o veto do Congresso ao voto impresso pode ser usado por ele para reforçar seu discurso de que ele está sendo perseguido e impedido de promover as mudanças que prometeu.

Fonte: BBC News

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.