A sensação de quem esteve na reunião da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 24 de setembro, era de que os vereadores estavam se despedindo de suas funções.
O clima de despedida foi sentido até pela presidente da Casa, Ariana Prates, que fez questão de citar tal sensação.
Faltando dois dias para o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – aprovar os registros das candidaturas e começar de vez, o período de campanha, os vereadores pouco tinham o que dizer.
Praticamente, utilizaram o Pequeno Expediente para parabenizar o vereador Rodrigo Borges, que fazia aniversário no dia, para agradecerem seus mandatos e demonstrarem seu apoio ao grupo político, que cada um trabalhará em campanha.
Os poucos que saíram dessa linha foram os vereadores Van Van, Bolinha, Evai e Hélio Navegantes.
O edil Evanildo Santos Lage, o Van Van, cobrou suas indicações para Arraial d’Ajuda, que segundo ele, não estão sendo atendidas pelo Executivo. “As obras estão acontecendo pelo município, mas em Arraial não acontece. Estive em várias reuniões, diziam que iriam começar e até agora nada, não sei se estão empurrando até chegar às eleições, se querem prejudicar o vereador Van Van”, insinuou o edil.
Já o vereador Kempes Neville, o Bolinha, cobrou manifestação do secretário municipal de Turismo sobre a retomada do setor. Ele questionou sobre a liberação dos ônibus rodoviários e as taxas de cobranças, as medidas sanitárias para reabertura do setor, entre outras dúvidas, que o secretário precisa responder e se manifestar, segundo ele.
O vereador Evai Fonseca apresentou dados provenientes do Governo Federal, de março a setembro, do Fundo Municipal da Saúde e do Fundo de Participação do Município, que chegam no montante de R$ 28.782.000,00, que Porto Seguro recebeu até o momento, durante a pandemia. “Temos ambulantes, músicos passando fome, mas dinheiro público não falta”, alertou.
E o vereador Hélio Navegante revelou os estados deteriorados dos postos de Saúde dos bairros Sapoti e Areão, além de ter noticiado sua visita ao posto de Saúde do Fontana para conferir o investimento feito por lá.
Por fim, a presidente da Casa, Ariana Prates, comentou sobre seu pedido de requerimento, que consta na pauta do dia, cobrando do Executivo Municipal, o envio de documentação comprobatória dos investimentos na merenda escolar, desde o início da pandemia, que segundo ela, precisa ser verificado nos almoxarifados das escolas, pois não está chegando aos alunos.
Não compareceram à sessão os vereadores Élio Brasil, Lívia Bittencourt e Geraldo Contador.