O Portal de notícias de Porto Seguro

Câmara Municipal de Porto Seguro está renovada para a próxima legislatura?

0

Sim, teremos caras novas na Câmara Municipal de Porto Seguro, vereadores que estrearão no Legislativo no dia primeiro de janeiro. Lideranças jovens, como Vinícius Parracho (DEM), que conseguiu ser o terceiro mais bem votado (1.730 votos), já põe os pés na Casa Legislativa, cercado de grande expectativa, por representar votos de muitas cabeças pensantes daqui.

Outra estreante é Lia Arigatô (Avante) da Voz dos Bichos que chega com a chancela de muita luta em defesa dos animais, levantando a bandeira de um trabalho social que exerce há tempos no município. É, claramente, o caso de uma pessoa que está na política, não como forma de sustento, mas na vontade de fazer mesmo a diferença. Ela obteve 648 votos.

A ONG Protetora d’Ajuda, em sua página do Facebook, parabenizou ambos e revelou até que Lia estaria a dispor de seu próprio salário de vereadora em prol de sua causa: ”a tesoureira da voz dos bichos Lia foi eleita como vereadora e prometeu gastar o seu salário 100% em nossa luta pelos bichos. O advogado da Ong, Vinicius Parracho, focado em meio ambiente e em melhorar o Arraial d’Ajuda também foi eleito. Com estes vereadores temos a boa perspectiva em conseguir um castramovel (aprovado na câmara em 2019) e multas pelas lojas que vendem fogos artifícios com barulho ( lei aprovada em agosto 2020). Parabéns!”.

Muito conhecido, o radialista Charles Senna (Pros), muito bem votado na última eleição e só não conseguiu ser eleito devido à engenharia das coligações partidárias, à época; Enfim, chega em seu primeiro mandato, sendo o quinto mais bem votado (1.428 votos).

Além dos três, estréiam: Doutor Anderson (Podemos), o segundo mais votado (1.745 votos); Saulo da Distribuidora (Avante; 1.426 votos); Reinaldo Farofa (Podemos; 1.315 votos); Pepo da Van (Podemos; 1.221 votos); Eduardo Tocha (PMB; 810 votos); e Lucas Barreto (PMB; 783 votos).

Dos 17 vereadores atuais, apenas seis conseguiram ser reeleitos. São eles: a atual presidente da Câmara, Ariana Prates (PL; 1. 110 votos); Van Van Lage (PSD; 1.939 votos), que pela segunda vez consecutiva é o vereador mais bem votado; (Kempes Neville, o Bolinha (PSC; 1. 547 votos); Ronildo Vinhas, o Nido (PSD; 1.154 votos); Robson Vinhas (PC do B; 958 votos); e Dilmo Santiago (PL; 651 votos).

Dois vereadores eleitos retornam ao Legislativo: Roló (PSC; 1.267 votos) e Nilsão (Pros; 814 votos).

A nota ruim foi mais uma eleição que Porto Seguro perde a oportunidade de aumentar o número de mulheres na Casa Legislativa, se mantendo no número baixo de apenas duas vereadoras eleitas, representada mais uma vez por Ariana Prates, que agora recebe a companhia de Lia Arigatô.

Enfim, são nove estreantes, seis que continuam e dois que retornam, então o porquê da pergunta no título dessa matéria: houve renovação? Sim, mas ao mesmo tempo, tem muitas caras conhecidas. Cabe agora, como se enxerga o copo: meio cheio ou meio vazio?

Veja abaixo quais vereadores foram eleitos por legenda:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.