156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo escolher 12 governadores e o presidente da República
Numa disputa acirrada, e caracterizada por eventos inéditos em outras eleições, especialmente para a disputa presidencial; mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a escolherem o novo Presidente da República e 12 governadores, naqueles estados que haverá 2º turno.
A eleição bastante tensionada pelos constantes enfrentamentos do Presidente Jair Bolsonaro com o STF e, mais recentemente com o presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, mostra uma disputa sem favoritismo, embora as pesquisas de intenção de votos venham apontando um melhor desempenho do ex-presidente Lula, não dá para cravar que sairá vitorioso no pleito.
Essas mesmas pesquisas apresentaram grande discrepância nos resultados do 1º turno, principalmente nos percentuais de votos atribuídos ao presidente Jair Bolsonaro. A maioria das pesquisas o colocavam num patamar de 35 a 39% dos votos, o que não se comprovou; Bolsonaro conquistou 43,2% dos votos, portanto, fora da margem de erro da maioria das pesquisas, que se situavam entre 2 a 3%, para mais ou para menos.
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, em pronunciamento em cadeia de TVs e rádios neste sábado (29.out.2022), agradeceu as prefeituras das 27 capitais após todas confirmarem a gratuidade do transporte público no segundo turno. No primeiro turno, somente 12 capitais tiveram passe livre, e a taxa de abstenção ficou em 20,89%, o equivalente a cerca de 32,7 milhões de eleitores, e fez um apelo para que todos voltem às urnas no segundo turno, que ocorre neste domingo (30/10). Ele também encorajou os eleitores e eleitoras a não se intimidarem com ameaças e pediu que denunciem os casos de assédio eleitoral. “Não podemos permitir que os eleitores sejam assediados, sejam coagidos, sejam ameaçados, inclusive é assédio eleitoral empregadores ameaçarem seus empregados”, concluiu Moraes.
Pesquisa TV Globo e Folha de S.Paulo/Datafolha sobre o segundo turno da disputa presidencial, divulgada neste sábado (29/10), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos, contra 48% de Jair Bolsonaro (PL). O segundo turno das eleições está marcado para este domingo (30/10).
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Considerando os votos totais, que incluem brancos e nulos, Lula tem 49%, contra 45% de Bolsonaro. Os votos brancos e nulos representam 4% dos entrevistados. Os que não sabem ou não responderam são 2%.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A chamada “grande imprensa” divulga os dados de cerca de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.
O Datafolha ouviu 8.308 pessoas face a face entre os dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08297/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.
Veja os números da última pesquisa Datafolha abaixo:
Segundo turno – votos válidos
Intenção de voto estimulada para presidente
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52%
- Jair Bolsonaro (PL) – 48%
Segundo turno – votos totais
Intenção de voto estimulada para presidente
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 49%
- Jair Bolsonaro (PL) – 45%
- Branco/nulo/nenhum – 4%
- Não sabe/Não respondeu – 2%