A confirmação da administração municipal da tradicional queima de fogos na Passarela do Descobrimento, em comemoração à virada do ano em Porto Seguro, desencadeou reações equivocadas, especialmente de asseclas da fraternidade, oposicionistas inconformados e plantonistas da desinformação sobre o real significado e a importância do evento confirmado.
Após uma demanda turística reprimida, em função da pandemia, o município de Porto Seguro tem se destacado nessa retomada gradativa, como um dos principais destinos turístico nacional e, hoje, Porto Seguro, tem perto de 100% de ocupação hoteleira.
Esse quadro traz compromissos e respostas da administração para com os fiéis e disputados turistas que nos escolheram para os seus passeios, diversões, alegrias e descontrações. Não podemos frustrá-los.
A queima de fogos atende apenas a uma expectativa dos portossegurenses, já entediados com a ausência de programações festivas de fim de ano e aos turistas seletivos que escolheram a Terra Mãe do Brasil para a virada do ano.
No que pese o momento dramático que a região do Sul da Bahia vem passando com as fortes chuvas que vêm castigando inúmeras cidades circunvizinhas, a falácia mesquinha, rancorosa, típica de derrotados inconsoláveis, não está à altura e coerência da administração em confirmar a queima de fogos que, sem maiores contestações, irão acontecer em diversas capitais turísticas como Salvador e Rio de Janeiro.
Não haverá shows com apresentações de artistas, montagens de palco e instalações superfaturadas, como em anos anteriores. Esse tempo de infelicidade já ficou pra trás. As ilações sobre os gastos com a queima de fogos, estão há anos-luz dos valores desviados pelos despejados pelo povo da administração municipal, comprovados em inquéritos e investigações realizadas pelo MPF e PF.
Haverá sim, uma queima de fogos compatível com a importância de Porto Seguro, adequada à sua realidade turística e econômica atual e que atende e respeita todo o povo baiano; sem ostentação, exageros, ilicitudes, cujo único objetivo é celebrar a esperança, a fé e a ternura que a data representa.
A carruagem continua passando enquanto os cães ladram!