Uma das vilas mais antigas e tranquilas do Brasil ganha destaque na edição de setembro da Travel + Leisure, conceituada revista americana.
Com mais de 16 milhões de leitores por mês, a Travel + Leisure é uma das mais tradicionais publicações de viagens no mundo, tendo sido fundada em 1937 nos Estados Unidos. Nesse mês de setembro a revista elegeu a pacata Trancoso como sua matéria de capa, com a missão de inspirar viajantes a conhecer as maravilhas desta região única.
Pilar Guzman, respeitada jornalista de turismo e ex-editora chefe da revista Condé Nast Travaller, destaca as semelhanças da energia única e memorável preservada em Trancoso como a de novos hotspots como Canggu, em Bali, ou a ilha Holbox, no México. Ressalta que o vilarejo e seu Quadrado se mantiveram intactos e conseguem, até hoje, se blindar dos perigos do turismo excessivo que comumente assolam outros destinos à beira-mar; graças ao seu isolamento geográfico e a importantes esforços de preservação governamentais e locais, e também um pouco de sorte.
Além das características históricas, seus aspectos arquitetônicos, naturais e culturais também são exaltados. Desde a grandeza do seu manguezal, passando pela singularidade do Quadrado com suas casas históricas, até a riqueza da gastronomia local.
O artigo também dá destaque ao UXUA Casa Hotel & Spa, que aparece na foto de capa da edição. Além da arquitetura, também são exaltados a tradição preservada e a culinária, que pode ser considerada uma experiência gastronômica.
As imagens de capa e o corpo da matéria são da fotógrafa espanhola radicada em Trancoso, Marta Tucci. Outros hotéis e restaurantes ressaltados são o novo Fasano Trancoso e a tradicional Pousada Capim Santo, parceiros do UXUA no Organic Festival Trancoso que celebra sua quarta edição de 27 de setembro a 1º de outubro.
“Tudo sobre Trancoso, que já foi uma pacata vila de pescadores, parece bom demais para ser verdade, com o equilíbrio perfeito de uma atmosfera boêmia e descolada e a forte presença da natureza”, descreve Pilar. O texto finaliza as impressões de Trancoso com as palavras de Wilbert Das, que se sente otimista em relação ao futuro do destino e explica o segredo do sucesso do lugar: “Trancoso sempre foi esquecido, por isso sobreviveu tão bem”.
Sobre o destaque dado pela revista, Simone Scorsato, CEO da Brazilian Luxury Travel Association, comenta: “Se em 2021, após as paralisações da pandemia, o Brasil e sua hotelaria de excelência se prepararam principalmente para atender os exigentes viajantes brasileiros, por causa do trabalho estratégico e investimentos, agora temos experimentado um aumento significativo de viajantes internacionais e a atenção da mídia global, tudo muito positivo para a economia brasileira.
Fonte: UAI Turismo