O Portal de notícias de Porto Seguro

Vereador de Porto Seguro, Ronildo Alves Vinha, encerra mandato responsabilizando o partido pelo seu afastamento em decisão judicial

0

Aparentemente, no último discurso antes de encerrar seu mandato, na sessão da Câmara de vereadores de Porto Seguro, desta quinta-feira, (11/04), o vereador Ronildo Alves Vinha, conhecido como Nido, em Porto Seguro, expressou sua gratidão aos colegas, familiares e eleitores que o apoiaram ao longo de três legislaturas. No entanto, em tom de despedida, ele fez questão de responsabilizar o partido ao qual pertence, o PSD, por um caso de descumprimento da cota de gêneros, que culminou em uma rigorosa decisão judicial.

Nido destacou que um vereador em campanha está dedicado exclusivamente a essa atividade, deixando muitas vezes de prestar atenção a nuances, como o caso alegado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à cota de gêneros. Ele atribuiu a responsabilidade à coordenação do partido, afirmando que cabe a ela acompanhar e instruir os candidatos quanto aos riscos e possíveis fraudes que possam ocorrer.

Durante seu pronunciamento, o vereador mencionou especificamente outro colega atingido pela mesma decisão do TSE, Van Van, que foi o vereador mais votado nos dois últimos pleitos. Além disso, agradeceu ao presidente da Câmara, Dilmo Santiago, e ao prefeito municipal, Jânio Natal, pela solidariedade e apoio manifestados nesse momento delicado.

Nido encerrou seu discurso agradecendo novamente a todos que o acompanharam ao longo de suas legislaturas e afirmou que, agora, com o fim de seu mandato, buscará novos caminhos para continuar servindo à comunidade de Porto Seguro, sem adiantar se votaria a disputar o cargo nas eleições de outubro de 2024. “O futuro a Deus Pertence”, disse Nido.

Essa decisão judicial revela a importância do cumprimento das cotas de gênero na política, garantindo uma representação mais equilibrada e inclusiva. No entanto, também coloca em destaque as responsabilidades dos partidos políticos em orientar e acompanhar seus candidatos, evitando problemas que possam comprometer suas trajetórias políticas.

Cabe agora ao partido e à coordenação empreender medidas para evitar que situações semelhantes ocorram novamente, demonstrando seu compromisso com a ética, transparência e o cumprimento das obrigações legais. O episódio serve como um alerta para a necessidade de uma maior atenção e cuidado por parte dos partidos políticos em relação às normas e regulamentos eleitorais.

Enquanto isso, Nido e Van Van terão que lidar com as consequências da decisão, mas seus agradecimentos aos colegas, familiares e eleitores mostram o reconhecimento da importância do apoio recebido ao longo de suas trajetórias políticas. Que novos rumos sejam encontrados por ambos, visando sempre o bem-estar e desenvolvimento do município de Porto Seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.