O Portal de notícias de Porto Seguro

Universidade Federal do Sul da Bahia oferece 260 vagas de cursos para professores em serviço na rede pública

0

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferece 260 vagas para professores e professoras em serviço na rede pública de educação básica, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

As vagas são destinadas aos seguintes cursos:

  • 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias/Língua Portuguesa (Primeira Licenciatura);
  • 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Primeira Licenciatura);
  • 100 vagas para Segunda Licenciatura em Matemática

 

Os interessados em se inscrever em um dos cursos devem se cadastrar ou atualizar o cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica, até 18h de quarta-feira (15). Depois disso, a pré-inscrição poderá ser feita até 18h de 8 de julho.

O manual de acesso e preenchimento do currículo deve ser feito na Plataforma Capes, por meio deste link. A Primeira Licenciatura é destinada para docentes que não possuam formação específica de nível superior na área em que atuam.

Já a Segunda licenciatura é voltada para docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam. Os cursos do Parfor têm propostas diferenciadas, com a oferta de componentes curriculares em módulos, no período de férias e/ou fins de semana, para contemplar as especificidades dos professores/as em serviço, com previsão de início em novembro deste ano, após as etapas de seleção.

A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, que compreende a área de Letras-Língua Portuguesa, será ofertada em Itabuna, e a previsão é de recebermos estudantes-professores/as dos municípios de Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Jussari, São José da Vitória.

A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza, que compreende as áreas de Biologia, Física, Química e Geociências, além de apresentar uma visão abrangente sobre Astronomia, aliada a fundamentos pedagógicos, será ofertada em Porto Seguro.

A Segunda Licenciatura em Matemática, para professores/as que já possuem uma licenciatura, e trabalham na disciplina de matemática sem possuir a formação na área, também será ofertada em Porto Seguro.

Os cursos ofertados no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, esperam receber estudantes-professores/as de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.

Por G1 Bahia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.