O Portal de notícias de Porto Seguro

Projeto de Lei da vereadora Lia Arigatô declara como Patrimônio Imaterial, Cultura e intangível a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda

0

Na sessão da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, realizada nesta terça-feira, 19 de novembro, a vereadora Lia Arigatô foi a única a usar a tribuna durante o “Pequeno Expediente” para defender seu Projeto de Lei, que declara a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora D’ajuda como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do município.

Em seu pronunciamento, a vereadora destacou a relevância cultural e histórica da romaria, que atrai milhares de fiéis anualmente e é considerada uma das principais manifestações religiosas da região. “Este projeto visa não apenas valorizar essa importante tradição, mas também potencializar o turismo religioso em Porto Seguro, que tem grande impacto na economia local”, afirmou Lia.

A proposta sugere que, com o reconhecimento oficial da Romaria de Nossa Senhora D’ajuda como patrimônio imaterial, a cidade possa fortalecer ações de preservação e promoção dessa manifestação religiosa. A vereadora destacou que a Prefeitura de Porto Seguro terá um papel essencial na execução do projeto, propondo medidas como a instalação de banheiros químicos para atender aos romeiros, apoio na alimentação, já oferecida pela Diocese local e outras ações logísticas necessárias durante o período da romaria.

Lia Arigatô também ressaltou que a medida contribuiria para a melhoria das condições de acolhimento aos visitantes e para a valorização de Porto Seguro como destino de turismo religioso, promovendo uma experiência mais digna e estruturada para os participantes da romaria.

A proposta agora segue para as comissões da Câmara, onde deverá ser analisada antes de ser votada em plenário. Caso aprovada, a iniciativa poderá transformar a romaria em um símbolo ainda mais forte da cultura e espiritualidade de Porto Seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.