Moradores do bairro Geraldão vêm realizando denúncias e responsabilizando a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália pelo novo lixão instalado na localidade. De acordo a população do bairro, a Prefeitura é a principal responsável, pois, caminhões a serviço do poder público municipal foram encontrados jogando lixo naquele local.
Ainda, de acordo os moradores, o desvio criado para a realização do calçamento do pequeno trecho que liga o bairro Geraldão ao bairro Tânia, desmascara os crimes ambientais efetuados pelo poder público municipal. Quem passa pelo desvio, por trás do posto de saúde municipal, pode observar o grande acúmulo de lixo que vem afetando a saúde da população.
Com um serviço de coleta de lixo medíocre e insuficiente, que não atende os moradores do bairro, a prefeitura resolveu descartar o lixo nas imediações do bairro, incentivando outros moradores a fazerem o mesmo; criando então, um lixão em uma área verde municipal.
Provocado por uma moradora sobre a situação, o prefeito Agnelo Santos, em resposta, enviou um áudio explicando que estaria sendo feito no local, apenas o descarte de podas de árvores, mas os vídeos recebidos pela nossa redação desmentem essa versão.
À nossa redação, o vereador Xepa declarou: “existe uma omissão por parte dos órgãos responsáveis pela fiscalização municipal. Vou levar esta situação para o conselho de meio ambiente e para o Ministério Público. Existem relatos de moradores, que até lixo hospitalar foi encontrado ali”.
A situação tem causado grandes transtornos para a população local. A queimada dos lixos é constante. Até bombeiros já estiveram no local para apagar incêndio. Além de se tratar de um crime ambiental estamos diante de grave descaso com a saúde pública.
“O Geraldão é um bairro carente em infraestrutura e em ações por parte da prefeitura. Não se vê projeto de construção de praça, de quadra poliesportiva, além de outras ações necessárias para aquela população. O Geraldão é um bairro de pais e mães de família, trabalhadores, grande maioria pessoas do bem. Essa situação absurda e irresponsável afeta a qualidade de vida e saúde dessas pessoas, e desvaloriza seus patrimônios, suas casas”, lamentou o vereador Xêpa, em solidariedade à comunidade do bairro Geraldão.