O Portal de notícias de Porto Seguro

Prefeito Jânio Natal faz duro desabafo e anuncia novas conquistas na área da saúde em Porto Seguro

0

O prefeito Jânio Natal divulgou, nesta terça-feira (21/10), um vídeo em suas redes sociais no qual fez um enfático desabafo sobre a crise no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM) e a postura da oposição local. A declaração ocorreu após o encaminhamento à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei nº 054/2025, que autoriza o Fundo Municipal de Saúde (FMS) a ceder materiais e insumos hospitalares ao HDLEM — uma ação emergencial para garantir o funcionamento mínimo da unidade.

Visivelmente indignado, o prefeito criticou o que chamou de “incompetência e politicagem da oposição derrotada”, acusando seus adversários de tentarem transferir para o município a responsabilidade pelo caos instalado no hospital. Segundo ele, a crise no HDLEM é consequência direta da má gestão do Governo Estadual, que tem colocado em risco a vida de moradores e turistas que dependem do atendimento hospitalar.

“É um absurdo o que estão fazendo com a saúde do povo. O município não vai se omitir diante dessa irresponsabilidade. Enquanto o Estado falha, Porto Seguro faz o que pode — e o que não pode — para não deixar nossa população desamparada”, declarou o prefeito no vídeo.

Durante o pronunciamento, Jânio Natal anunciou importantes conquistas que reforçam o gesto de solidariedade e compromisso de sua gestão com a vida e a saúde pública do município. Entre as novidades, ele destacou que, muito em breve, será inaugurado o tão aguardado Centro de Hemodiálise de Porto Seguro — obra que chegou a ser contestada pela administração de Eunápolis, que, em reunião do Conselho Regional de Saúde, se posicionou contra a instalação do serviço na cidade.

Além disso, o prefeito confirmou que o município segue avançando na implantação da Casa do Parto, um projeto inovador que garantirá atendimento humanizado às gestantes, além de comunicar à população o repasse anual que é feito ao HDLEM, no valor de R$ 10 milhões, a título de custeio, desconhecido por muitos moradores e ignorado pela oposição, que o omite com escusas intenções

Mesmo diante das dificuldades impostas pela crise estadual na saúde, a gestão municipal tem conseguido mitigar os impactos com um conjunto robusto de ações locais, como:

– Instalação de hospitais municipais e unidades de pronto atendimento;

– Realização de mutirões de saúde em bairros e distritos;

– Disponibilização de consultórios móveis, que levam atendimento médico, odontológico e exames até as comunidades mais distantes;

– Ampliação da cobertura da atenção básica e reforço na estrutura das unidades de saúde da família.

O prefeito encerrou seu desabafo isentando os servidores do hospital, aos quais considerou também vítimas da má gestão, que se reflete em atrasos salariais, sobrecarga e péssimas condições de trabalho. Jânio reafirmou que Porto Seguro continuará cuidando das pessoas, apesar das dificuldades e das tentativas de desinformação.

“A saúde é prioridade. Enquanto alguns tentam fazer política com a dor dos outros, nós estamos trabalhando, dia e noite, para salvar vidas”, concluiu Jânio Natal.

A fala do prefeito repercutiu fortemente nas redes sociais, recebendo apoio de moradores e profissionais de saúde que reconhecem o esforço da administração municipal em enfrentar com coragem e responsabilidade a crise que afeta o sistema hospitalar da região.

Veja o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.