Secretaria de Saúde de Porto Seguro faz redução drástica da fila de cirurgias com mutirão quinzenal
O mutirão de cirurgias eletivas que está sendo realizado em Porto Seguro, pelos médicos cirurgiões de Teixeira de Freitas, Dr. Raphael dos Santos Matos Cirurgião Geral – cabeça e pescoço e Dr. Lauro Oscar de Lima Júnior, Cirurgião geral – Coloproctologista, tem sido uma iniciativa louvável e extremamente importante para a população da região. Esses profissionais já vêm realizando esses serviços em diversas cidades do interior da Bahia, levando atendimento de qualidade e diminuindo as filas de espera pelos procedimentos.
Desde o dia 21 de setembro, cerca de dez cirurgias diárias são realizadas pelos cirurgiões e sua equipe composta, além dos médicos, por 01 anestesista e 3 enfermeiros, e essa atividade se estenderá até o dia 24 deste mês, com uma previsão de realização de 50 cirurgias no período. Essa ação foi contratada pelo município de Porto Seguro, numa iniciativa inédita da administração Jânio Natal, através do secretário de saúde Paulinho Toa Toa, que está empenhado em solucionar um problema antigo, e conta com a presteza e empenho dos servidores do setor de regulação, que têm se esmerado em realizar as triagens e marcação de exames pré-operatórios para os pacientes.
A fila de espera para cirurgias eletivas em Porto Seguro era resultado do descaso de gestões anteriores e também da pandemia, que agravou ainda mais essa situação. Muitas pessoas estavam aguardando há meses, e até mesmo anos, por uma oportunidade de realizar suas cirurgias. Isso representa um grande impacto na qualidade de vida desses pacientes, que enfrentam dores e limitações físicas diárias.
Com o mutirão de cirurgias eletivas, pretende-se mitigar os efeitos dessa longa espera, trazendo alívio para a população que necessita desses procedimentos. Os médicos cirurgiões de Teixeira de Freitas e sua equipe são profissionais competentes e dedicados, que se dispuseram a oferecer seus serviços em prol da saúde da população e, brevemente, estarão com um projeto de cirurgias avançadas para iniciar.
.A periodicidade desse mutirão será quinzenal, ou seja, a cada 15 dias serão realizadas novas cirurgias, para que se possa atender o maior número possível de pessoas. Com essa regularidade, espera-se que aos poucos a fila de espera diminua e que o acesso aos procedimentos cirúrgicos seja mais rápido e eficiente para todos.
Estão sendo realizadas cirurgias de Colecistectomia por videolaparoscopia, Histerectomia (retirada de útero), Hernioplastia inguinal, umbilical, incisional; Hemorroida, Laqueadura tubária (esterilização feminina), Vasectomia, Varizes e Períneo
Essa iniciativa é um exemplo de como a colaboração entre municípios e profissionais da saúde pode trazer benefícios diretos para a população. Ainda há muito a ser feito para resolver essa questão, mas o mutirão de cirurgias eletivas em Porto Seguro é um importante passo nesse sentido. A saúde é um direito básico de todo cidadão, e a realização dessas cirurgias representa a garantia desse direito para muitas pessoas que estavam esperando ansiosamente por essa oportunidade.