Porto Seguro é única cidade baiana em ranking nacional sobre desempenho do setor hoteleiro no 1º semestre de 2025
Porto Seguro, no extremo no sul da Bahia, foi a única cidade baiana a figurar no ranking nacional sobre destinos turísticos brasileiros com melhor desempenho no setor hoteleiro no primeiro semestre de 2025. O município conquistou a sétima posição.
O dado faz parte de um levantamento realizado pela plataforma Omnibees, que considerou critérios como número de reservas, noites ocupadas, diária média e volume financeiro gerado. Os destinos que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, foram as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e o distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE).
Veja o top 10 do levantamento abaixo:
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Porto de Galinhas (PE)
- Gramado (RS)
- Maceió (AL)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Porto Seguro (BA)
- Natal (RN)
- Florianópolis (SC)
- Brasília (DF)
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Vinícius Oliveira, o resultado confirma a força do turismo local e projeta novos avanços.
“Porto Seguro é um dos destinos mais queridos e buscados pelos turistas pelo lazer no Brasil e a hotelaria tem investido muito nos produtos e tem se profissionalizado cada vez mais. Os hotéis estão investindo em qualidade, melhorando a estrutura e o resultado está sendo conquistado”.
Ainda segundo Vinícius Oliveira, a parceria com operadoras de turismo também colabora para o crescimento do setor hoteleiro em Porto Seguro. “Elas investem muito no nosso destino, com voos fretados e dedicados e isso contribui bastante para o resultado”, disse o presidente da Abih.
O impacto positivo no setor hoteleiro da cidade se reflete diretamente na geração de empregos. Um exemplo é o recepcionista Edson Pedro, que trabalha em um hotel com taxa de ocupação superior a 80% nos primeiros seis meses do ano.
“Eu estou desde 2019 no ramo da hoteleria, comecei como jovem aprendiz e Porto Seguro tem se movimentado muito nos últimos tempos. Para mim, isso significa experiência”, destacou Edson Pedro.
Empresários do setor também comemoram o crescimento. Segundo João Victor de Paula, dono de uma rede hoteleira local, os investimentos têm sido constantes para manter a excelência no atendimento.
“A gente vem fazendo um trabalho em conjunto com algumas tecnologias que o mercado está oferecendo e isso tem ajudado muito a gente a conseguir manter uma taxa de ocupação com uma média um pouco mais alta”, destacou o empresário.
Os turistas também aprovam. Um exemplo é um casal de Goiânia, que está visitando Porto Seguro pela primeira vez, e se encantou com as praias e, principalmente, com a hospitalidade baiana. “Eles são bem acolhedores e trataram a gente super bem, mesmo não conhecendo”, disse Emily Souza.
Porto Seguro é um dos destinos mais procurados durante o mês de julho, durante as férias escolares de moradores do sudeste do país, que aproveitam o período de descanso para visitar o estado e fugir do frio.
Na cidade, os distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial D’Ajuda são os preferidos de quem busca fazer turismo estudantil, com as famosas celebrações do fim do ensino médio, ou de quem quer conhecer praias e aproveitar a natureza.
Fonte: G1 Bahia