O Portal de notícias de Porto Seguro

PF deflagra operações contra conflitos rurais no sul da Bahia

0

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (9/12), duas operações policiais no extremo sul da Bahia, em ação conjunta com a Força Nacional, a Polícia Militar da Bahia (BOPE, CAEMA, CIPPA, RONDESP, CPR Extremo Sul e CPR Sul) e a Polícia Civil (8ª COORPIN de Teixeira de Freitas). As ações têm como objetivo apurar os recentes conflitos envolvendo produtores rurais e indígenas na região.

A operação é resultado das investigações sobre o ataque ocorrido em 28/10/2025, quando, durante a invasão de uma propriedade rural em Itamaraju/BA, dois pequenos produtores foram mortos e um terceiro ficou gravemente ferido por indivíduos que se autointitulavam indígenas.

No dia do crime, três suspeitos foram presos em flagrante, mas posteriormente liberados por questões processuais. As investigações identificaram outros envolvidos, incluindo os supostos mandantes e os autores dos disparos fatais.

Foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Até o momento, uma pessoa foi presa e mais de dez armas de fogo foram apreendidas.

A segunda operação apura o ataque armado contra indígenas da Aldeia KAI, ocorrido em 01/10/2025, em uma propriedade rural no distrito de Cumuruxatiba, em Prado/BA, após uma ação de “retomada”. O objetivo dos autores seria expulsar os indígenas da área. Dois indígenas ficaram feridos por disparos.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências de supostos mandantes e executores, para coletar novos elementos e identificar outros envolvidos.

A realização simultânea das operações reforça a atuação imparcial da Polícia Federal no combate a grupos que utilizam conflitos fundiários e demandas relacionadas a povos originários para a prática de crimes, alimentando a violência na região.

As ações são coordenadas pela Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro (PF, CORE/PCBA e BOPE/PMBA), com apoio do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal.

Fonte: Conectado News

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.