O Portal de notícias de Porto Seguro

Não diria como Cabral: “Terra à vista”, mas “Amor à primeira vista”,pontuou o novo cidadão portossegurense

0

O Desembargador e presidente do TJ-Bahia, Lourival Almeida Trindade foi condecorado e homenageado, nesta quinta-feira, (19/08) em sessão solene na Câmara de vereadores de Porto Seguro com a Comenda 22 de Abril e o título de Cidadão honorário.

O evento teve a participação do prefeito Jânio Natal; vice-prefeito, Paulo Onishi, vereadores; secretários municipais; autoridades judiciais e militares, além de convidados. Antes, no início da tarde, o Presidente do TJ-BA já havia participado de uma solenidade de cessão do antigo fórum, que funcionou até o ano de 2018, na Praça ACM, ao município de Porto Seguro.

Em seu discurso, o prefeito Jânio Natal destacou a grandeza e o caráter do agraciado, lembrando que, desde a data em que solicitou ao mesmo uma 2ª vara cível para Porto Seguro, reconheceu a excelência humana de Lourival, e que foram essas qualidades que o distinguiram para a honraria que lhe fora concedida nesta data.

“Seu maior currículo não é o que foi lido aqui, Sua trajetória humana, seu passado ilibado, sem mácula e o seu compromisso com a justiça baiana e com o nosso povo é que o credencia como filho dessa terra”, exaltou Jânio.

Natal finalizou seu pronunciamento afirmando que, assim como o Desembargador, tinha orgulho de contar com uma equipe dedicada, com sangue nos olhos e uma “tesão” para trabalhar e fazer Porto Seguro uma cidade diferenciada para morar e viver.

Visivelmente emocionado, o Desembargador Lourival Trindade agradeceu a presença de todos, especialmente ao prefeito e à Câmara pela distinção. Lourival relatou a emoção de ser presenteado com um colar pelo cacique Fred, da aldeia Mirapé. “ Foi um estágio de êxtase; senti-me, naquele momento, exorcizado dos demônios que atordoam as pessoas, me senti seguro, livre de aves agourentas e encantos sinistros”, disse Trindade.

Esbanjando conhecimento literário e intelectual, o Desembargador citou, em seu pronunciamento, poetas, filósofos, artistas e grandes pensadores. “Quem descobre o momento se eterniza, quem passa por ele se finda”, filosofou Trindade.

Se referindo ao grave momento que estamos vivendo, com a pandemia da Covid-19, Lourival expressou sua mensagem de otimismo e recorreu, novamente ao filósofo franco-argelino, Albert Camus: “muito fácil cultivar a solidariedade e o amor durante um flagelo, uma adversidade; quando essa desaparece as pessoas se esquecem”.

“É preciso cultivar sempre a solidariedade e o otimismo” e, com ênfase e segurança, parafraseou o cineasta baiano, Glauber Rocha: o pessimismo é a filosofia dos mortos prematuros.

“Porto Seguro é intraduzível e indescritível. Não é somente uma terra de bons ares, mas de boa gente, um povo extraordinário, com um prefeito virtuoso, a quem expresso a minha mais profunda gratidão. Receber essas honrarias, de conceito profundo e sentimental, da única localidade com registro de nascimento, é uma sensação incomparável e finalizou: minha gratidão com essas pessoas está num nível vinculado. Muito obrigado!!”

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.