O Portal de notícias de Porto Seguro

Moradores se revoltam com a retirada dos últimos canteiros na Avenida dos Navegantes

1

Vem causando revolta e indignação a retirada dos canteiros na Avenida dos Navegantes, no centro de Porto Seguro. Pelas mídias sociais, muitas pessoas filmaram e tiraram foto dos tratores da Prefeitura Municipal derrubando as árvores, numa imagem chocante, que vai de encontro com o despertar da consciência ambiental contemporânea.

Cecilia Shizue Nakamura, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – de Porto Seguro, filmou o momento quando os tratores derrubavam as árvores e divulgou em sua fanpage. Ela narrou da seguinte maneira: “É época de plantar árvores ou derrubar árvores? Olha só o serviço, sem chamar a Coelba, porque tem um monte de fios aqui, ao ponto de dar um curto-circuito. É uma tristeza ver esse tipo de atitude”, disse em tom de desolação.

Pelas imagens fica evidente a despreocupação dos funcionários que realizavam o serviço com as fiações elétricas e o acidente que poderiam causar.

O ator e cantor, Gabriel Sabiá, morador da região, também publicou sua decepção e indignação na sua página do Facebook. “Árvores e a política do asfalto. Chocado, perguntei aos trabalhadores o porquê daquele ato desastroso, um deles com cara de pesar, respondeu que seria para colocar o asfalto. Ruas sem árvores, asfalto e sol, estão transformando as cidades em estufas! Isso sem contar os alagamentos. Onde está o planejamento? Quem paga o preço por tamanha incoerência? Todos nós!”, trecho retirado da sua página.

O repórter Xará, bastante conhecido no meio jornalístico e na comunidade portossegurense, morador da Navegantes, assistiu a “tragédia de camarote” e publicou na página Baú do Xará, todo o seu descontentamento: “a prefeita de Porto Seguro realiza um dos seus maiores sonhos, a derrubada do canteiro vivo da Av dos Navegantes. Enquanto todo o mundo prega para que se plante uma árvore, em Porto Seguro, o Executivo usando de todo seu poder manda derrubar um canteiro vivo no centro da cidade. Diante de uma atitude repugnável, meus pêsames à gestão pública”, trecho retirado de sua página no Facebook.

Ao longo dos anos, os prefeitos foram retirando os canteiros da Avenida dos Navegantes e a atual gestão foi responsável pela retirada de mais da metade dela, finalizando o processo. Durante reuniões da Câmara Municipal, o assunto foi levantado diversas vezes.

Argumentos esdrúxulos do tipo que a retirada dos canteiros foi solicitada por comerciantes do local, porque impediam seus caminhões e ônibus pudessem entrar em suas garagens, já foram usados. Seja para colocar asfalto ou para melhorar o fluxo do trânsito na cidade, nenhum argumento serve para Prefeitura justificar tal atrocidade, destruindo árvores e criando um ambiente ainda mais quente na região, que ainda vai ficar maior com o asfalto e o verão que vem chegando, uma sensação térmica que deve se igualar uma pista de Fórmula 1 no deserto.
*Foto Baú do Xará

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.