Resistência e Luta Pataxó – Na manhã deste sábado, 07/10/2023, indígenas da etnia Pataxó da Aldeia Mãe Barra Velha, fizeram a retomada de 02 fazendas, Cabrinha e Pequi, em Porto Seguro/BA, na Terra Indígena Pataxó Barra Velha, no interior da área de identificação e delimitação territorial, aprovada e publicada, pelo Governo Federal – FUNAI em 2008.
No período mais recente, a partir do ano de 1999, os indígenas Pataxó, lutam para a demarcação e regularização do seu território sagrado e ocupado tradicionalmente por gerações. Nos últimos anos, ataques armados têm acontecido contra as comunidades e ocupações indígenas, ceifando a vida de 03 jovens, praticado por grupos paramilitares, milicianos e fazendeiros do Extremo Sul da Bahia.
O processo de demarcação da Terra Indígena Barra Velha, está na fase de emissão de Portaria Declaratória, pelo Ministério da Justiça – MJ. O Povo Pataxó, clama por uma decisão política do Presidente Lula e Ministro da Justiça, Flávio Dino, a fim de conter a violência e violação dos direitos indígenas na região.
E também, neste sábado, a Família Braz, fez uma retomada, na localidade denominada de Água Doce/Mangue Alto, próximo a Itaquena, em Porto Seguro/BA; em área de ocupação tradicional e familiar, expulsos pelo ICMBIO em 2007, segundo os indígenas, em área grilada por um empresário e fazendeiro conhecido da região.
OBS: Texto da Resistência e Luta Pataxó