O Portal de notícias de Porto Seguro

Governador da Bahia, Rui Costa, rechaça carona de Bolsonaro em aeroporto de Vitória da Conquista

1

O governador da Bahia, Rui Costa, desistiu de comparecer à inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira, 23/07.

Discordando do modelo adotado pelo governo federal para a inauguração do aeroporto que transformou o evento num ato político/partidário, numa tentativa de amenizar a infeliz declaração proferida pelo presidente Jair Bolsonaro, flagrado em cochichos com o Chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, numa reunião com jornalistas estrangeiros, quando revelou todo o seu preconceito com os nordestinos, se referindo aos governadores da região nordeste como “governadores de paraíba”.  O termo “paraíba” é uma forma usada, principalmente no Rio de Janeiro, para se referir a migrantes nordestinos.

Bolsonaro, na reunião em que chamou os governadores do nordeste de “paraibas”

O governador, que já havia manifestado sua repulsa à atitude preconceituosa de Bolsonaro, afirmou que; Diz Costa: “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”.

O vice-governador da Bahia, João Leão, e os três senadores do estado também não vão à inauguração, que se transformou num mega evento desde que Bolsonaro falou sobre os governadores nordestinos.

Eram inicialmente cerca de 200 convidados. Passou para 300 na sexta-feira — desses apenas 70 para o governo da Bahia — e, ao longo do fim de semana, o número subiu para 600 convidados (neste caso, a quantidade reservada ao governo da Bahia era de apenas cem convites).

“Não ao preconceito ao Nordeste e ao nosso povo. Respeito, Federação e Democracia são conceitos amplos, que não combinam com visão pequena, mesquinha”, escreveu o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), solidarizando-se com o governador baiano, Rui Costa.

  1. Alexsandro da Silva Barbosa Diz

    Site merda. Publiquem a verdade e parem de escrever mentiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.