O Portal de notícias de Porto Seguro

Discussão sobre a realidade sanitária do município é a pauta da 1ª reunião do secretariado de Jânio em 1º de janeiro

0

Ciente do grave problema sanitário no município provocado pelo advento da pandemia do Covid-19, o prefeito eleito de Porto Seguro, Jânio Natal, divulgou em suas redes sociais, neste sábado (26/12) que, seu primeiro ato ao assumir será a convocação de uma reunião, em caráter de emergência, para a abordagem e equacionamento do problema.

Presidente Bolsonaro, Deputado Jonga Bacelar e prefeito Jãnio Natal em grande sintonia

O encaminhamento se contrapõe e constitui uma resposta à decisão do governador do Estado da Bahia, Rui Costa que, através de sua assessoria jurídica vem divulgando, também em redes sociais, o deferimento de um Pedido de Tutela de Urgência, com Força de Mandado judicial, que reitera decreto do governo do Estado que proibiu qualquer evento festivo; tipo shows, festas, públicas ou privadas e afins, independentemente do número de participantes, até o dia 4 de janeiro.

O documento foi expedido nesta sexta-feira (25/12) pela Juíza Substituta de 2º grau Plantonista, Zandra Anunciação Alvarez Parada.

Evidentemente, não é do menor interesse do prefeito eleito, Jânio Natal constituir qualquer desavença e/ou provocar polêmicas em assunto tão delicado em questão: a saúde da população. Contudo, dada a negligência e o descaso da atual administração na condução da doença, mesmo sendo contemplada, segundo informações, com cerca de 20 milhões repassados pelos governos federal e estadual, Porto Seguro não conseguiu reduzir o avanço da doença, muito menos atender a população que ficou privada de suas atividades econômicas, se encontrando hoje em vergonhoso e perigoso estado de penúria e ansiosa por decisões administrativas do município que possibilitem conciliar o enfrentamento da doença com a necessidade de auferirem recursos para o sustento básico de uma célula familiar. Essa é a questão que se coloca. O prefeito eleito quer construir soluções e debatê-las com a sociedade, ao invés de se debruçar em assinaturas de decretos.

Jânio e seu vice, Paulinho Toa Toa

“O que o governador tem que entender é que Porto Seguro não pode ser tratada igual a outros municípios. Nosso município vive 95% do turismo e não podemos deixar que nosso povo morra de fome. Porém, nosso governo pretende encarar o Covid de frente, com barreiras sanitárias, testagens constantes, kits profilaxia e vamos além: implantaremos no município dez leitos de UTIs(respiradores) e vinte leitos ambulatoriais, independentemente dos leitos existentes, através do governo estadual, ou seja,  teremos os cuidados devidos com a saúde da nossa população fixa e flutuante, diferentemente do que deixou de ser feito no governo anterior”, disse Jânio Natal em nota. E completou: “Vamos lutar em defesa dos interesses da grande maioria de todos do município. Teremos total cuidado com a saúde da nossa população.

Porto Seguro estará fechada, apenas, para o Covid e aberta para moradores e visitantes, com responsabilidade!”

Veja abaixo trechos da decisão da juíza:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.