O ex-Secretário de Agricultura do Município e delegado federal aposentado, Renovato Dias intensificou o seu périplo pelo município, visitando distritos, povoados e os diversos bairros da cidade, em defesa da sua candidatura a vereador em Porto Seguro. decidido e convicto da sua postulação, Renovato tem conversado e colocado suas propostas com muita clareza para o eleitor, com o entusiasmo de quem vislumbra a possibilidade de, mais uma vez, disponibilizar seus conhecimentos, planos e ideias a favor da comunidade.
Recentemente, em um desses bate-papos, via redes sociais, o candidato foi interpelado por uma eleitora sábia e curiosa sobre projetos. Eis a resposta do candidato:
…… Penso que o papel do Vereador vai muito além de participar de 4 sessões mensais na Câmara, fiscalizar as ações do executivo, legislar, ou apresentar projetos mudando nomes de ruas e ofertar indiscriminadamente títulos de cidadão honorário.
Compete ao vereador o papel de ser a voz do povo na Câmara Municipal. Ouvir a comunidade, identificar os problemas existentes e cobrar do executivo que eles sejam resolvidos.
Não me parece razoável que o Vereador vá às comunidades urbanas e agrícolas de 4 em 4 anos apenas com o propósito de pedir votos. Penso que todas comunidades deveriam receber a visita do vereador ao menos uma vez a cada dois meses.
Penso que o Vereador, com a sua força política, possa contribuir com o executivo na prospecção de grandes empreendimentos para o nosso município com vistas à geração de emprego e renda. O turismo em nosso município está consolidado. Novos nichos podem e devem ser explorados de forma sustentável. Noutro giro, para que tenhamos um turismo de qualidade, é necessário que cobremos de maneira incansável à gestão pública, melhorias estruturantes, mormente na mobilidade urbana. De igual modo, penso que urge voltar o nosso olhar para o campo, potencializando a produção da agricultura familiar para que os mais de 50.000 cidadãos e cidadãs que vivem na zona rural possam sair do limbo e viverem com mais dignidade, evitando, dessa forma, o êxodo rural. Trazer uma Central de Abastecimento da Agricultura, (CEASA) ou (CEAFA) e uma grande Cooperativa Agrícola, é medida que se impõe.
Na esteira de medidas importantes as quais deve o vereador se debruçar, está a cobrança incessante por melhorias na segurança pública. A Constituição Federal, assevera e evidencia que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, razão pela qual o município não deve quedar inerte e/ou transigir quanto a sua parcela de contribuição e responsabilidade. No mundo moderno não tem espaço para o empirismo e/ou amadorismo. Vivemos na era da cibernética e o uso da tecnologia na área de segurança é ferramenta mais do que necessária para o combate e enfrentamento do crime em suas diversas formas. Assim, penso que o Vereador deve ser diligente na interação com o executivo municipal e estadual a fim de que possamos ter em nosso município um sistema de vídeomonitoramento por meio de câmeras, contemplando sede, distritos e acessos de importantes vias vicinais.
Por fim, o candidato suspirou!
“Ufa! Chega por hoje. Estou aberto ao diálogo”.