O Portal de notícias de Porto Seguro

Casal de espiões é preso por tentar vender segredos nucleares dos EUA para o Brasil

0

Há dois anos, um engenheiro naval dos Estados Unidos e sua esposa tentaram vender os segredos da tecnologia por trás dos reatores nucleares que alimentam a frota de submarinos do país,- um dos segredos mais bem guardados da Marinha americana – para o Brasil.

 

O casal Jonathan e Diana Toebbe, de 42 e 46 anos, foram pegos e se declararam culpados no último mês de fevereiro, mas até então, não se sabia com qual nação a dupla havia tentado negociar as informações roubadas.

Segundo uma reportagem do The New York Times publicada nesta terça-feira (16/03), um alto funcionário brasileiro e outras pessoas envolvidas com a investigação revelaram que os Toebbes abordaram o Brasil ainda em 2020 com uma oferta de milhares de páginas de documentos confidenciais roubados da US Navy Yard em Washington.

Itaguaí(RJ) – Submarino apresentado durante cerimônia de Inínio de Integração dos Submarinos Classe Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, região metropolitana do Rio(Tomaz Silva/Agência Brasil)

De acordo com a reportagem, “o engenheiro parecia acreditar que entrar em contato com adversários americanos como a Rússia ou a China seria ir longe demais, moralmente”.

O plano começou a dar errado desde o princípio, uma vez que as autoridades brasileiras entregaram a primeira carta de oferta de Jonathan Toebbe, enviada à agência de inteligência militar no Brasil, ao FBI.

Meses depois, um agente do escritório americano se fez passar por um oficial brasileiro e convenceu o criminoso a depositar os documentos em um local escolhido pelos investigadores. A esposa, Diana, agiu como vigia enquanto o marido deixava as informações em um cartão de dados dentro de um sanduíche de manteiga de amendoim.

Presos em outubro, o casal Toebbe morava em Annapolis, Maryland. Ele pode pegar até 17 anos e meio de prisão por espionagem; ela, como cúmplice, até três.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.