O Aeroporto de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, é o equipamento aeroviário regional com a maior movimentação total de passageiros no território baiano. Cerca de 2 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2023, segundo a Concessionária Sinart. Com objetivo de retomar a frequência de voos na capacidade máxima permitida, a área de movimentação de aeronaves passará por obras de pavimentação na pista de pouso e decolagem e nas faixas laterais. Os serviços serão realizados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e com o investimento de aproximadamente R$ 22 milhões.
“A Costa do Descobrimento é uma das zonas turísticas baianas com maior fluxo de visitantes durante o ano. Em Porto Seguro, o aeroporto é um dos principais portais de entrada para quem vai curtir as praias e conhecer a história da região. No local há necessidade de algumas intervenções na estrutura, incluindo a pista de pouso e decolagem e a faixa de pista, que serão feitas para dar mais conforto e segurança às operações aéreas”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.
O aviso de licitação saiu no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (30/12). A próxima etapa do processo licitatório, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, será em 5 de fevereiro de 2024. Em relação ao Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, o leilão referente à construção e a concessão será realizado no mês de julho deste ano. A obra tem a previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão.
Fonte: Correio