Católicos comemoram 487 anos de celebração à Nossa Senhora da Pena em Porto Seguro
Considerada uma das mais antigas e tradicionais festas católicas do Brasil, a celebração à Nossa Senhora da Pena volta a ser realizada presencialmente entre os dias 29/8 a 8/9, num dos mais belos cartões postais do destino, o Centro Histórico de Porto Seguro, onde são esperados mais de 100 mil romeiros de todo o Brasil, para os 11 dias de programação.
A abertura oficial dos festejos está marcada para a próxima quarta (31), com carreata com a imagem simbólica de Nossa Senhora da Pena, da Igreja Nossa Senhora do Brasil para a Paróquia no Centro Histórico. Um dos diferenciais dessa edição é a celebração de missa e programação festiva também na Igreja de São Benedito
.
O ponto alto dos festejos é a procissão que acontece no dia 8 de setembro, a partir das 15h, saindo da Igreja Matriz, no Centro Histórico, percorrendo as principais ruas do centro com a imagem de Nossa Senhora da Pena, com mais de 5 mil fiéis, devotos e simpatizantes participando do cortejo que finaliza com show pirotécnico em comemoração aos 487 anos de celebração à Santa.
‘Shopping da Pena’
Além das celebrações litúrgicas, estará de volta a tradicional Feira da Santa, com aproximadamente 300 barraqueiros expondo artesanatos, confecções, comidas típicas, parques de diversões, apresentações culturais, shows com cantores da região e muitas outras novidades.
Para facilitar o acesso dos devotos e visitantes, a Prefeitura de Porto Seguro mobilizará as equipes da PorTran e Guarda Municipal no apoio à organização e logística do evento em todo o período dos festejos, além garantir o maior aporte financeiro da história da festa, com recursos provenientes do Fundo de Turismo (Fundetur) e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT).
História de Nossa Senhora da Pena
De acordo com a crença católica, o título Nossa Senhora da Pena tem sua origem na época do Renascimento. Nessa época, artistas, tanto da escrita quanto das artes plásticas, pediam proteção e inspiração à Virgem Maria. Por isso, ela passou a ser venerada como protetora e padroeira das artes, dos artistas, dos escritores e dos publicitários.
Por esta razão ela é representada segurando uma pena (caneta) na mão direita e um livro na mão esquerda. O manto azul simboliza que ela está no céu e, de lá, intercede pela inspiração dos que a pedem.
Conforme historiadores, no Brasil, a devoção à Nossa Senhora da Pena recebeu outra conotação. A “Pena” tomou o significado jurídico de “castigo”, ao qual um escravo seria submetido, se não tivesse alcançado a ajuda de Nossa Senhora da Pena. Ao longo do tempo, fiéis católicos relatam inúmeros milagres advindos de crença na santa!
A programação das celebrações podem ser acompanhados através das transmissões ao vivo, pelas redes sociais da paróquia: @paroquianossasenhoradapena