O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Sport Club; uma realidade pronta para as disputas regionais e nacionais

0

Fundado neste ano, desde o dia 2 de fevereiro, num modelo de SAF (Sociedade Anônima de Futebol), o Porto Sport Club é o primeiro clube da história de Porto Seguro, município baiano, que possui 489 anos de história. A equipe já é filiada à Federação Bahiana de Futebol (FBF) desde o dia 2 de fevereiro,

O Porto Sport Club hoje é apto para disputar todas as competições, tanto de base, quanto profissional e após a sua fundação, foi confirmada que a equipe participará da Série B do Baianão 2024, prevista para acontecer entre os dias 9 e 11 de julho no calendário da FBF. C

Constituído por sócios moradores, empreendedores, investidores, apoiadores do esporte e “apaixonados por futebol e por Porto Seguro”. “O processo para criação da SAF seguiu todos os trâmites e legislações municipais, estaduais, federais, passando pela federalização junto a FBF e CBF que aconteceu em novembro de 2023 e tendo sua filiação aprovada em janeiro de 2024. A solenidade contou com a presença e apoio do prefeito Jânio Natal, Presidente da Federação Bahiana de Futebol Ricardo Lima, diretora de Competições da FBF Taise Galvão, o Presidente Porto Sport Club André Santos, diretores do Porto Sport Club Sandro Duarte e Ehler Pessoa”, contou o presidente.

Segundo André, a ideia surgiu após um apoio junto à boa campanha da Seleção de Futebol de Porto Seguro no Intermunicipal, realizado em 2023. A Seleção ficou com o 2° lugar na competição e se mostrava sensível ao fato de que desde o nascimento do Brasil, em 1500, até o período atual, a cidade de Porto Seguro não havia fundado uma equipe profissional de futebol com as raízes da sua cidade, muito menos disputado um campeonato profissional. Para o presidente, a criação do Porto Seguro SAF é oriunda das “raízes dos ancestrais” e busca o propósito de fazer história no futebol.

Após a abertura das inscrições para a participação na segunda divisão do Baianão 2024, a equipe, que já estava em conformidade e com todas as exigências necessárias, prontamente se mostrou disponível para iniciar o sonho de se tornar uma nova potência no futebol baiano.

“Nos inscrevemos dentre outros times para a competição e cumprimos com todos os requisitos necessários e estamos no quadro de aptos para a disputa.”

COMO A EQUIPE VEM SE PREPARANDO?

O projeto proposto pelo Porto Sport Club visa ambição e investimento dentro de um cenário de 5 anos. Entre os objetivos principais estão o acesso à série A do Campeonato Baiano, a solidificação com bons resultados e a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, atrelada às participações na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.

Foto: Ligeirinho no esporte

A equipe segue se estruturando para a disputa da competição e atualmente já possui uma comissão técnica montada. O treinador Beto Oliveira é quem estará à frente da equipe nos próximos duelos. Beto já é conhecedor e experiente em divisões de acesso e intermunicipal no futebol baiano. Na sua carreira profissional, já atuou em equipes como Doce Mel, Fluminense de Feira e Grapiúna. O elenco já conta com mais de 20 jogadores experientes e com rodagem na Série A do Baianão 2024 e em outras competições nacionais, os nomes ainda não foram divulgados. O clube já se encontra em fase final de contratação e pretende compor o elenco com atletas da cidade e da região que possuírem qualidades para auxiliar o Porto na conquista da Série A.

Ao Bahia Notícias, Beto Oliveira contou como encarou o projeto, relatando o sentimento de estar à frente de um projeto audacioso como o do Porto.

“Antes da gente terminar o campeonato intermunicipal, no mês de outubro, o André, que é um dos donos do Porto, botou o projeto na mesa, nos mostrou e falou que a gente estava dentro do projeto. Ele perguntou se a gente tinha coragem de encarar o projeto. Falei, na maior naturalidade do mundo que sim. Já disputei a segunda divisão, já fui campeão na segunda divisão invicto, como também já disputei a primeira divisão no estado da Bahia e fora do estado, é um projeto bom, um projeto correto e certo, de pessoas boas. A gente acertou o com ele desde o ano passado, no mês de outubro. Marcamos a reunião no dia 28 de novembro, quando acabou o Intermunicipal, no dia 26 de novembro. É um projeto novo, um projeto muito bom e que veio pra ficar baseado no que eles querem fazer e pelo o que eles estão fazendo. A gente tem certeza absoluta que é um projeto que vai dar certo, esse ano e em qualquer vai dar certo. E é um time que veio pra ficar, depois do Eunápolis Esporte Clube, não tivemos nenhum time profissional e agora o Porto Esporte Clube chegou e chegou pra ficar”, relatou Beto.

Sobre a preparação para a Série B, o treinador afirma que a comissão segue fazendo o mapeamento de atletas e que já iniciou os preparativos para a pré-temporada com planejamentos específicos. Beto Oliveira também revela que o clube já mira os esforços em caso de acesso para a Série A, equipes femininas e de base já estão dentro do radar da comissão.

“Nós fizemos avaliações na semana passada, relacionamos alguns atletas da cidade e da região. Os jogadores que foram relacionados na semana passada vieram passar três dias de treinamento aqui em Porto. Estamos finalizando, nesta sexta-feira (22/03), esses treinamentos. Vamos relacionar alguns jogadores pro clube e outros jogadores vão vir contratados da primeira divisão. Temos um projeto para uma avaliação do time feminino para no ano que vem já quer lançar a equipe. Também vamos fazer outra avaliação para analisar alguns atletas da cidade e buscar esse espaço. Se nós subirmos nesse ano, com fé em Deus, no ano que vem já vamos disputar o Sub-20, o Sub-17, o futebol feminino e a Série A do Baiano”, revelou o treinador.

Beto se considera um estudioso moderno. O professor conta que vem se atualizando para viver diferentes situações dentro do campo e que gosta de trabalhar com diversos esquemas para a equipe que virá a enfrentar.

“A gente vem se atualizando. Cada jogo tem que ser uma história e um planejamento diferente para você botar no campo de jogo, se você jogar contra fulano, dependendo do adversário você tem um esquema de jogo, se jogar contra ciclano, dependendo do adversário você tem outro esquema de jogo. A gente trabalha com vários esquemas e temos o pensamento de subir, então nós estamos trabalhando com uma filosofia atualizada, sabemos trabalhar no futebol. Já estamos há muito tempo na estrada. Então aqui é só aguardar, começar a primeira temporada, para a gente ver o que a gente vai ter na mão para formarmos um time forte, um grupo forte e aí sim determinar o esquema de jogo contra o primeiro adversário depois que a gente analisar direitinho a competição no geral”, definiu o comandante do elenco.

O Porto Sport Club já selecionou cerca de 16 a 17 atletas que atuaram na primeira divisão e ainda segue com nomes no radar. No dia primeiro de abril, os atletas realizarão exames para começarem os treinamentos no dia 12 do mesmo mês. A comissão técnica considera o elenco formado como “bem forte” para a disputa da próxima competição. O clube de Porto Seguro também conta com o apoio da Prefeitura Municipal através do prefeito Jânio Natal.

Fonte: Bahia Notícias

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.