Para atender interesse de empreendimento imobiliário, prefeitura de Eunápolis invade terreno da UNEB
As obras são reconhecidas pela comunidade de educação da região como de vital importância para a educação do município de Eunápolis e de toda a região da entidade “Costa do Descobrimento”.
A UNEB (Universidade Estadual da Bahia) impetrou nesta sexta-feira, 13/07, uma inicial de reintegração de posse com solicitação de liminar para paralisar a intervenção física no terreno da universidade, bem como reintegrar a posse ao estado através do parque UNEB.
A área em questão, segundo o Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia da UNEB Campus XVIII, professor Dr. Wilson Araújo, foi cedida pelo estado à Universidade em 2017, e nesse espaço já existe o Centro Integrado de Educação de Eunápolis, formado pela UNEB e o ensino básico de educação do estado, constituído pelo Núcleo Regional de Educação e o Colégio Clériston Andrade.
“Exatamente no local onde registrou a invasão, cerca de 500 m2, fica uma parte da edificação – sede administrativa e um pavilhão de 20 salas – que figuram no projeto arquitetônico, já aprovado, aguardando apenas processo de licitação para a execução do empreendimento”, afirmou o diretor.
As obras são reconhecidas pela comunidade de educação da região como de vital importância para a educação do município de Eunápolis e de toda a região da entidade “Costa do Descobrimento”.
Em comunicado enviado à nossa redação, a Comunidade Acadêmica do Dezoito relata o seguinte:
“Acompanhamos com apreensão a ação intempestiva da PME (Prefeitura Municipal de Eunápolis) em relação ao terreno que será implantado o CIEE, uma integração UNEB e Secretaria de Educação. O nosso setor jurídico entrou com uma ação de embargo à essa obra. Estarei retornando de Salvador, após o término do CONSU e, na segunda-feira,24/07, pela manhã, atuaremos de forma contundente para resguardar os interesses da Comunidade Acadêmica do Dezoito e, especialmente, a integridade do Patrimônio da UNEB. Na verdade patrimônio da Comunidade do Território de Identidade Costa do Descobrimento.”
Ainda em diálogo com a nossa reportagem, o diretor, Dr. Wilson Araújo confirmou está aguardando uma audiência com o juiz, a prefeitura e a reitoria para verificar o andamento do processo e tecer ideias com o objetivo de se chegar a um bom termo nessa contenda.