O Portal de notícias de Porto Seguro

Educadores são capacitados para atender alunos com deficiência em Porto Seguro

0

Cuidadores e professores das salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Porto Seguro participaram de mais capacitação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O objetivo é oferecer a esses profissionais orientações acerca de estratégicas pedagógicas e manejos para ajudá-los na identificação dos casos e aplicação de técnicas específicas junto aos alunos da Educação Especial.

 

De acordo com o coordenador técnico-pedagógico do Setor de Educação Especial e Inclusiva da Seduc, Danillo Palmeira, os alunos com deficiência são matriculados no ensino regular e no contraturno escolar recebem atendimento nas salas de recursos multifuncionais e no Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado). Eles contam com Atendimento Educacional Especializado e atendimento por uma equipe multiprofissional. Segundo o coordenador – que é psicopedagogo, especialista em autismo e atendimento educacional especializado – em todas as escolas do município são identificados alunos que são público alvo da Educação Especial.

Danillo informa ainda que o município atende em média 800 alunos com diagnóstico fechado por um neurologista ou psiquiatra e 160 alunos em avaliação. “Observamos uma evolução muito grande, sobretudo quando recebemos o diagnóstico precoce, e passamos a utilizar técnicas e recursos terapêuticos capazes de estimular os domínios que interferem na maturação da criança, beneficiando seu desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, evitando ou amenizando eventuais prejuízos.”

No dia 15/07 será realizada mais uma formação, para 200 cuidadores.

Por Informações: Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.