O evento Viver O Mar realizado em Porto Seguro nos dias 17,18 e 19 de junho, no Colégio Luís Eduardo Magalhães e no Campus Sosigenes Costa, da UFSB, constituiu-se num dos maiores eventos de educação e meio ambiente já realizados no município. Com um formato de ciclo de palestras e oficinas, o evento teve como seu público alvo os amantes do mar que são os estudantes de Ensino Médio e Superior da região.
Idealizado pelo aluno Mateus Gama e a professora Juliana Quadros, dos cursos de Oceanologia da UFSB, o evento tomou corpo e teve a sua organização ampliada com a participação de toda a comunidade acadêmica do curso.
Durante os dias de evento foram abordados diversos temas relevantes para a sociedade portossegurense como: Mulheres na Ciência, Importância da Oceanologia no Cotidiano, Áreas da Oceanologia, Usos das Praias em Porto Seguro, Lixo Marinho, História da Pesca em Porto Seguro e outros pertinentes. Foram três dias de programações nos turnos matutinos e vespertinos; mais de 24 horas de evento, com cerca de, aproximadamente, 500 participantes.
O evento teve a participação de seis Instituições Educacionais: Colégio Ricaldi, CIEPS, Colégio Modelo, IFBA, Colégio Terezinha Scaramussa (Cabrália) e Escola Maria Lúcia (Agrovila). O principal objetivo do evento, segundo os organizadores, foi o de atrair os distintos públicos para a universidade, e promover a autoestima intelectual dos jovens estudantes de escolas públicas. Durante o acontecimento foram realizados diversos sorteios e premiações proporcionados pelas empresas patrocinadoras como Reylux, Rio Nave, Maria Joana, livraria Riveiro, Secretaria de Meio ambiente de Porto Seguro e Viação Porto Seguro.
Tirando a lacrada de mulheres na ciência, que é um embuste, pois se tem algo que ninguém discute é a importância d’elas nessa área, fico feliz pelo desenvolvimento desse projeto importantíssimo para nossa região. Que bons frutos sejam colhidos dessa iniciativa.