O Portal de notícias de Porto Seguro

Professor de geografia revela em estudos que a chegada dos portugueses no Brasil se deu entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália

0

O professor de geografia no Estado do Rio Grande do Norte e atualmente fazendo mestrado em História na Universidade de Lisboa, Dickson Medeiros, em contato com a nossa redação, antecipou estudos de sua pesquisa sobre a “localização geográfica do descobrimento”, descritos na História oficial do Brasil pela carta de Pero Vaz de Caminha, com novidades que desperta o interesse de alunos professores e comunidade acadêmica da Costa do Descobrimento.

De acordo o professor, apesar do senso comum brasileiro achar que o descobrimento se deu em Porto Seguro, o que as pessoas não sabem é que para a maioria esmagadora dos historiadores que escreveram sobre o tema, pensam que foi na baía de Cabrália, ou seja, para estes a chegada de Cabral não se deu em Porto Seguro, mas seria na baía de Cabrália que hoje está no município de Santa Cruz Cabrália.

Vista da Praia do Mutá, em Porto Seguro

Porém, novos dados da minha pesquisa apontam para o local da chegada na divisa de hoje entre os dois municípios (Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro), ou seja, entre o Recife da Coroa Vermelha e o Recife da Ponta do Mutá. “Resumindo, para mim como pesquisador é interessante mostrar a pesquisa e penso que para o município de Porto Seguro seja importante para que a verdade seja estabelecida”. “Tenho outros dados como o esquecido primeiro desembarque em Caraíva e posso apresentar a todos vocês em minha pesquisa em slides caso se interessem, penso que Porto Seguro pode ganhar. diz o professor Dickson no contato com a nossa redação.

O professor estará em Porto Seguro entre os dias 15 a 18 de maio de 2022, vindo de Portugal, para levantar mais dados para sua pesquisa e tese de mestrado em História, que está realizando na Universidade de Lisboa, período que pretende também fazer levantamentos para a pesquisa em  Coroa Vermelha, Rio dos Frades e Rio Caraíva.

Professor Dickson, e Universidade de Lisboa ao Fundo

Os interessados no tema podem contatar a redação do site para mais informações, ou até mesmo desenvolver conversas com o professor sobre a celeuma e controverso tema.

“Penso que Porto Seguro pode ganhar, reitera o professor, apenas quero tornar conhecida minha pesquisa para imprensa e governança local, sobre a importância desta pesquisa para Porto Seguro”, finaliza Dickson Medeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.