O Portal de notícias de Porto Seguro

Sessão Especial da Câmara em Conjunto com a UFSB Promove Reflexão Sobre o Dia 13 de Maio em Porto Seguro

0

Sessão especial da Câmara de Vereadores do município de Porto Seguro, proposta pela Presidente, Vereadora Ariana Fehlberg Prates, em parceria com a UFSB, através do Decano do Centro de Formação em Artes e Comunicação, CFAC, Prof.Dr.Richard Santos,  coordenador do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, promoveu reflexão sobre o dia 13 de maio, alusivo a abolição da escravatura no país, comemorou a aproximação das instituições no território e reafirmou a importância da data para a análise e proposta de políticas públicas para a Maioria Minorizada brasileira.

Sob guarda-chuva do Programa de Extensão Jornada do Novembro Negro, o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo tem promovido a extensão de suas atividades de pesquisa em intervenções para além dos muros universitários e adensado o contato das populações locais com o trabalho realizado junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino das Relações Étnico-raciais, PPGER-UFSB, o que têm-se refletido em maior interesse de candidatos/as para o programa na região. Consolidando assim os objetivos de integração, desenvolvimento e transformação territorial previsto pela UFSB desde sua inauguração.

Com a presença de autoridades da região, como o Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal,  do Vice-Prefeito Paulo César Onishi ( Paulinho Toa Toa), de secretários e superintendentes municipais e de representantes de movimentos sociais, a sessão foi aberta pela Presidente da Câmara Municipal Ariana Fehlberg e conduzida pelo Prof. Richard Santos que esteve na mesa ladeado também pelas Profas. Maria do Carmo Rebouças,  Pró-reitora de Pesquisa e Pós graduação da UFSB e co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, Profa. Lydiane Ferreira, representando o PPGER-UFSB, do Supervisor Pedagógico da Rede Municipal de Porto Seguro e Mestre pelo PPGER-UFSB Epaminondas Castro, que na ocasião lançou o livro ” Fora da lei : Uma incursão sobre a lei 10.639/03 em três experiências de gestão pública na Costa do Descobrimento. E da professora da Rede Municipal de Porto Seguro e Mestra pelo PPGER-UFSB Thalita Santos Reis, que na ocasião também lançou o livro ” Resistência e Re[existência] de professoras negras em Porto Seguro: Trajetórias e inscrições de raça e gênero na docência.

O coquetel de lançamento das duas obras publicadas pelo Selo Pensamento Negro Contemporâneo, parceria do GP-PNC com a editora Telha, encerrou as atividades e coroou o momento como significativo ato de reflexão e transformação na práxis.

 

 

Por Informações: UFSB

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.